Muito mais que uma decoração. As plantas também podem refrescar o ambiente e ainda purificar o ar.
Se você já conferiu os conteúdos do nosso blog, provavelmente já pôde perceber que as plantas trazem milhares de benefícios para a sua qualidade de vida, além de proporcionar ambientes mais belos e harmônicos. Certo? Agora, iremos te apresentar algumas plantas que reduzem o calor para refrescar a sua casa.
Recentemente a Nasa apresentou um estudo onde foram identificadas algumas espécies de plantas que têm a capacidade de filtrar o ar em ambientes fechados. Demais, né?
E tem mais: essas plantas são muito fáceis de encontrar! Continue lendo o texto e descubra quais são elas e todos os benefícios que elas proporcionam para a sua casa.
Fonte: Freepik
O que você vai descobrir:
- Como as plantas podem refrescar ambientes fechados?
- Jardins verticais para refrescar a sua casa
- Plantas que que reduzem o calor da sua casa
- Dicas para deixar a sua casa mais fresca com plantas
Como as plantas podem refrescar ambientes fechados?
Trazendo mais vida e cor, além de um maior contato com a natureza durante todo o ano, as plantas apresentam um papel extremamente importante que vai muito além de estética e beleza:
- filtrar as impurezas do ar;
- renovação da qualidade do ar
- promoção de uma atmosfera mais refrescante.
Em tempos de altas temperaturas, principalmente no verão ou em cidades mais quentes durante todo o ano, nem os ventiladores são capazes de vencer o calor intenso.
Mas saiba que existem alguns outros aliados que podem influenciar positivamente nesses fatores. Já pensou em encher a sua casa com plantinhas, trazendo a natureza mais perto de você e da sua família, além de deixar o ambiente mais fresco e agradável nos dias quentes?
Porém, se você quer deixar a sua casa em uma temperatura mais fresca, o indicado é que tenha um volume mais alto de plantas na sua casa, com diversas instalações e conjunto com tamanho e variedade diferentes para aumentar a umidade do ar em consequência a uma maior quantidade de vegetação.
Mas fique atento: não é só a quantidade que conta, mas sim a escolha das plantas corretas, que maximizam o efeito refrescante e também possuem uma fácil manutenção, como as folhagens grandes, por exemplo.
Jardins verticais para refrescar a sua casa
Como já mencionamos algumas vezes aqui em nosso blog, uma das principais características dos jardins verticais é a capacidade de refrescar os ambientes internos e que não possuem muito espaço para a cultivação de plantas.
As paredes verdes vêm se tornando cada vez mais uma tendência entre os decoradores e arquitetos de interiores, justamente pela capacidade de purificar o ar, amenizar as altas temperaturas e aumentar a umidade dos ambientes.
Com sistemas modernos de irrigação, os jardins verticais também podem atuar como uma barreira sonora, evitando barulhos externos, deixando a casa menos estressante e mais estimulante.
Integrando-se a projetos arquitetônicos, os jardins verticais podem ser aplicados em diversos tamanhos, texturas e espécies em locais internos ou externos, em residências, empresas ou até mesmo em estabelecimentos.
Sendo assim, os jardins verticais podem amenizar o clima árido, tornando os espaços mais convidativos, trazendo mais frescor e um aconchego visual.
Projeto autoral
Leia: 10 vantagens de ter um jardim vertical em casa
Além do jardim vertical, ainda existem diversas plantas que podem ser suas melhores amigas quando se trata de melhorar o clima da sua casa. Confira no próximo tópico.
Plantas que que reduzem o calor da sua casa
Embora muitos ainda não conhecem esse incrível poder que as plantas possuem no microclima dentro das residências, elas podem reduzir alergias e problemas respiratórios por renovarem o oxigênio e equilibram a umidade do ar.
Nós, da 180 Sustentável Engenharia, listamos algumas plantas que reduzem o calor da sua casa e melhoram a sua qualidade de vida. Veja a seguir.
Lírio-da-paz
Fonte: Canva
Já ouviu falar que o lírio-da-paz pode trazer mais felicidade e amor ao lar? Além disso, essa belezinha também pode normalizar o clima da casa, absorvendo o excesso de umidade e destruindo as esporas de mofo. Uma sugestão é utilizá-la em salas em banheiros, em uma temperatura de 18°.
Azaleia
Fonte: Canva
As azaleias ajudam a remover o formol do ar, que geralmente é muito utilizado em móveis de madeira. De origem chinesa, suas flores coloridas são super encantadoras e podem embelezar qualquer ambiente.
Loureiro
Fonte: Canva
Muitos acreditam que o louro é sinônimo de grandeza, vitória e fama. Por ser de origem subtropical, o loureiro se adapta melhor ao ar úmido, exposto em uma meia sombra e necessita de regas com água morna. Podem absorver a umidade do ar, ajudando a manter um microclima mais agradável.
Gérbera
Fonte: Canva
Além de ajudarem no combate à insônia, as gérberas podem remover tricloroetileno, que são encontrados em produtos para roupas, e também o benzeno do ar. Necessitam de muito sol, e por isso, o ideal é deixá-las em locais próximos às janelas. Desenvolvem-se em lugares subtropicais, mas também apreciam climas frios
Crisântemo
Fonte: Canva
Com suas lindas flores coloridas que podem alegrar qualquer ambiente, o crisântemo pode filtrar substâncias que causam problemas sanguíneos, como o benzeno, que é encontrado no fumo presente no tabaco.
Cipó-uva
Fonte: Canva
Muito associada às videiras, por conta da semelhança das folhas, essa planta possui fácil adaptação em qualquer suporte, desde esteja exposta em meia sombra, ao ar seco, necessitando de limpeza regular das folhas.
Kalanchoe
Fonte: Canva
Com um ótimo custo benefício, a Kalanchoe, que vem de Madagascar, é super popular e possui muitas variedades. Por acumular umidade nas folhas, ela pode regular o clima da casa. É preciso mantê-la em local ensolarado, com ar seco, porém não necessitam de muita água.
Cedro-branco
Fonte: Canva
O cedro-branco é uma planta que combate a poeira, alivia dores de cabeça, umidifica o ar e refresca o ambiente. Necessitam de meia sombra e regas regulares.
Murta-comum
Fonte: Canva
Em muitos lugares do mundo, a murta-comum representa o símbolo do prazer e da paz. Existia uma crença de que essa era uma árvore sagrada, que era capaz de devolver a juventude das pessoas mais velhas. Além de equilibrar o microclima, ela também ajuda a acabar com as bactérias presentes no ar através das partículas geradas por suas folhas.
Samambaia de Boston
Fonte: Canva
Considerada uma das melhores plantas para purificar o ar, as samambaias boston também são capazes de remover o mercúrio e o arsênico presentes no solo. Podem ser cultivadas em vasos suspensos ou jardineiras meia sombra, desde que fiquem em ambientes úmidos.
Veja também: Quais são as melhores plantas para apartamento?
Agora que você já conseguiu perceber como as plantas são ótimas para melhorar o clima da sua casa, purificando o ar e eliminando substâncias poluentes, é hora de escolher qual é a mais adequada para o seu lar e qual é a sua favorita.
E não esqueça que existem algumas plantas que podem ser tóxicas para o seu pet de estimação. Por isso, não deixe de se informar sobre as características e riscos de cada planta, antes de comprar a sua.
Dicas para deixar a sua casa mais fresca com plantas
Depois de selecionar qual planta purificadora que você vai utilizar na sua casa, você pode aproveitar alguns truques que podem ser super úteis para cultivar e usufruir ainda mais dos benefícios das suas verdinhas.
Por isso, vamos te dar algumas dicas imperdíveis para você cultivar as suas folhagens e flores de forma correta, para trazer a natureza e frescor para mais perto.
- Sombra na janela. Se o sol bate muito forte dentro da sua casa, uma boa ideia é criar uma cortina com aquelas plantas que necessitam de luzes fortes
- Rega correta. Quanto maior as plantas forem, maior será a umidade do ar. Por isso, o ideal é borrifar as folhas para que o ambiente fique mais úmido.
- Aproveitamento vertical. Com uma manutenção super prática, as paredes verdes podem ser utilizadas em suportes diferentes e pode ser uma ótima solução para apartamentos ou casas que não possuem muito espaço
- Quanto mais plantas, melhor. Opte por utilizar algumas das plantas purificadoras em vários ambientes da sua casa. Seja na sala, no quarto, na cozinha, no banheiro ou no escritório.
Utilizando algumas dessas táticas para o cultivo das suas plantas, você terá uma melhor refrigeração na sua casa, onde também haverá uma troca contínua de gás carbônico por oxigênio através das plantas, que contribuem para a remoção de partículas químicas presentes na atmosfera.
Conclusão
Nesse texto, já mencionamos diversas vezes sobre a importância e as vantagens que as plantinhas trazem para dentro da sua casa. Por isso, não perca tempo e providencie alguma das plantas citadas que seja de sua preferência e combine com a sua decoração.
Você sabia que existem estudos que afirmam que o ar presente dentro das nossas residências é mais sujo do que nos ambientes externos? Esse é mais um motivo para incluir as plantas purificadoras na sua wish list.
Além de deixar a sua casa mais cheia de vida e cor, você também pode aproveitar todos os benefícios incríveis que as plantas podem trazer para a sua vida!
Gostou desse conteúdo? Envie para os seus amigos e conte para nós sobre o que você achou!
Leia mais artigos:
- Qual a importância das plantas para as crianças?
- Quais são as melhores plantas para apartamento?
- Jardim vertical: muito além da estética! Conheça os benefícios
Assista os nossos vídeos