Quais são as melhores plantas para apartamento?

Vamos te mostrar que é possível sim, cultivar plantas para qualquer tipo de ambiente, inclusive em apartamentos.

Se você mora em um apartamento e acredita que é impossível cultivar plantas no seu espaço, está muito enganado (a)! O tamanho da sua casa não interfere nesse quesito. Inclusive, as plantas servem para incrementar ainda mais a sua decoração.

Levar um toque de natureza através de plantas e flores pode proporcionar grandes benefícios, como ter um ambiente mais alegre e amenizar a temperatura interna. Além disso, existem diversas plantas que se encaixam perfeitamente em qualquer tipo de cômodo, como na sala, na cozinha, no quarto ou até mesmo no banheiro.

A planta ideal deve ser aquela que tem fácil adaptação a lugares fechados, porém, é preciso que as escolhas sejam certas, levando em consideração que o ambiente é fechado e não conta com iluminação solar, caso contrário, o cultivo das plantas poderá ser prejudicado

Neste sentido, é preciso redobrar a atenção nos cuidados com a adubação e a rega das flores e folhagens. Em lojas de jardinagem você encontrará materiais adequados para realizar a adubação e fazer a rega e limpeza corretamente, para retirar as folhas secas, ervas daninhas ou galhos secos.

Jardim vertical: muito além da estética! Conheça os benefícios. 

Com isso, você já pôde perceber que morar em um apartamento não significa que você deve abrir mão da jardinagem. Existem diversas espécies de plantas que são adaptáveis a apartamentos e cômodos pequenos. Continue lendo o texto e entenda tudo sobre o assunto!

Boa leitura!

  • Espécies de plantas para apartamentos
  • Benefícios de plantas em apartamentos
  • Erros ao cultivar plantas dentro do apartamento
  • É possível ter um jardim no meu apartamento?
  • Dicas para montar um jardim no seu apartamento
  • Jardim Vertical para apartamento

Espécies de plantas para apartamentos

Conheça as principais espécies de plantas para cada tipo de ambiente no seu apartamento.

Plantas para sala

Sobre a mesinha do centro da sala, suspensas em paredes ou até mesmo ao lado das poltronas, as plantas são indispensáveis para transformar ambientes em lugares muito mais confortáveis e aconchegantes.

Se você quer que as suas plantas sejam sempre saudáveis e radiantes dentro da sua casa, é fundamental observar as peculiaridades e condições de cada espécie antes de fazer a sua escolha. 

Se a sua sala receber pouca ou nenhuma iluminação natural, o indicado é que você opte por plantas que tenham uma melhor adaptação à sombra ou meia-sombra. Agora, se a sua sala receber iluminação natural, escolha plantas que se adaptem a esse tipo de condição. Veja abaixo algumas opções:

1. Lírio da Paz: com uma estrutura clássica e sofisticada, o lírio da paz é perfeito para ambientes frescos e sombreados, proporcionando um charme e beleza na sua sala. Para um maior cultivo, é preciso que essa espécie contenha um solo úmido e rega quando a terra estiver seca.

Reprodução: Total Construção

2. Palmeira Ráfis: também muito utilizada na decoração de interiores, essa espécie de palmeiras pode ser acomodada em um cantinho da sua sala, já que ela tem um crescimento de até 1,5 metros. O ideal é que a rega seja feita sempre que a terra estiver seca e o solo mantenha-se adubado.

Reprodução: Inhotim.org

3. Antúrio: composto de folhas verde escuro e folhas amarelas, o antúrio é muito utilizado para decorar aparadores e mesas de centro com uma aparência rústica e simples. Seu cultivo é à meia-sombra, onde a terra deve estar sempre úmida e adubada.

Reprodução: Petz

4. Singônio: um dos seus principais diferenciais é a alteração das cores durante seu amadurecimento, o singônio pode ser uma boa aposta em sua decoração. Além disso, seus cuidados são extremamente simples, deve ocorrer a adubação e rega regularmente, colocando-o à meia sombra.

Reprodução: Faz fácil

 

5. Cacto: sempre considerados tendência no universo da decoração de interiores, os cactos são super versáteis e fáceis de cuidar, justamente por não necessitarem de adubação e regas constantes.

Reprodução: Casa Chic

6. Samambaias: encontradas em diferentes espécies, as samambaias nunca saem de moda na decoração de interiores. Sendo ideal para adornar prateleiras e adornar armários, elas devem ser cultivadas à meia-sombra, com regas frequentes e solo drenado.

Reprodução: Casa Um Como

Plantas para cozinha

Como já mencionamos anteriormente, é possível sim ter plantas dentro de casa, em qualquer ambiente, até mesmo na cozinha! Inclusive, as verdinhas podem deixar o ambiente ainda mais cheio de energia e cor.

Escolhendo a espécie certa, a cozinha, que é considerada o coração da casa, será transformada em um ambiente mais aconchegante, com um toque de natureza. 

Confira alguns tipos de plantas para a sua cozinha:

1. Manjericão: também utilizado como tempero em molhos, carnes e massas, essa erva aromática pode ser utilizada como decoração em espaços bem iluminados, que irão possibilitar a produção dos seus nutrientes.

Reprodução: Terra

2. Suculentas: extremamente versáteis, as suculentas dão um toque de charme e modernidade em qualquer ambiente, inclusive na cozinha. Como elas já armazenam água em seu interior, elas não necessitam de regas frequentes, sobrevivendo um bom tempo sem água. Mesmo em vasos pequenos, as suculentas se desenvolvem em qualquer lugar. A indicação é que fiquem em locais iluminados.

Reprodução: Casa Vogue

3. Violetas: essas delicadas flores são ideais para ambientes internos, por destacarem-se por suas belas flores, que possuem tons que mesclam entre roxa, lilás e branco. O ideal é colocá-las em luz indireta, de preferência perto da janela, necessitando de regas a cada dois ou três dias.

Reprodução: Decor Fácil

4. Alecrim: também utilizado como tempero, o alecrim possui um sabor forte e também pode ser utilizado como decoração na cozinha. Com um aroma muito marcante, o manjericão necessita de luz diária e rega de forma regular.

Reprodução: Pense Natural

5. Cactos: originários de regiões ensolaradas, os cactos devem ficar próximos à janela da cozinha e dão um toque de graça na sua cozinha. Também conseguem sobreviver um bom tempo sem rega, sendo suficiente a cada 15 ou 20 dias.

Reprodução: Faz Fácil

6. Espada-de-são-jorge: uma das mais utilizadas em apartamentos, existe uma crença de que elas trazem proteção ao lar. Se adapta a qualquer cômodo da casa, inclusive em ambientes mais secos, podendo passar vários dias sem água.

Reprodução: Tua Casa

 

Plantas para quarto

Além de embelezar e perfumar o ambiente, as plantas também são capazes de purificar e trazer boas energias no quarto. 

Existe um mito em relação ao cultivo de plantas no quarto, onde muitos acreditam que elas fazem as pessoas sentirem falta de ar. Porém, isso não é verdade. Mesmo que elas consumam o oxigênio e liberam o gás carbônico no período noturno, é em quantidades muito pequenas, ou seja, não há risco algum.

Confira a seguir algumas espécies indicadas de plantas para ter no quarto:

1. Babosa: além de purificar o ar, a babosa possui propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias que auxiliam na eliminação de substâncias químicas do ar. Também são super fáceis de cultivar, pois não precisam de rega constante, porém necessitam de luz solar direta.

Reprodução: Casa Vogue

2. Filodendro: com suas longas folhas, essa planta tem capacidade de melhorar a umidade do quarto, também absorvendo o formaldeído (composto que tem facilidade de evaporação). É super fácil de cultivar e adapta facilmente a luz indireta. O filodendro é perfeito para decorar prateleiras ou ser plantado em vasos suspensos.

Reprodução: Casa e Festa

3. Árvore-da-felicidade: existe uma crença sobre essa planta, de que ela fortalece o amor, já que ela é plantada em 2 mudas, uma sendo fêmea e a outra o macho. Muitos acreditam que ela melhora a energia entre o casal se as duas mudas forem plantadas no mesmo vaso. Devem ficar próximas à janela em ambientes internos.

Reprodução: ABC Garden

4. Lírio-da-paz: possui capacidade de aumentar a umidade do ar em até 5% e tem um purificador de ar natural, essa espécie também pode ajudar a eliminar substâncias químicas e micróbios alérgicos. Também é muito fácil de cuidar, deve ser regado 1 vez por semana, porém precisam ficar em ambientes em meia-sombra, em quartos com janelas pequenas.

Reprodução: Casa Maria Lucia

5. Lavanda: super indicada para relaxamento, essa espécie conta com propriedades de limpeza, sendo associada à calma e a cura. Pode ser cultivada em vasos pequenos, porém necessitam de bastante luz natural. Então, o ideal é fazer um rodízio, durante o dia deixar em algum ambiente iluminado e a noite levar para o quarto.

Reprodução: Casa e Jardim

6. Clorofito: indicado para ambientes internos, esse tipo de planta é um grande purificador de ar, absorve fumaças e odores, auxilia na melhora do sono e mantém os níveis de oxigênio do ambiente. O ideal é mantê-los em espaços próximos a janelas, com muita iluminação, e fazer sua rega uma vez na semana.

Reprodução: Florência

 

Plantas para banheiro

As plantas para banheiro não costumam receber muita atenção em relação aos outros cômodos do apartamento. Porém, vale destacar que as plantinhas podem dar mais vida para esse ambiente

No entanto, é preciso ter cuidado ao selecionar a espécie de planta para o seu banheiro, atentando-se aos detalhes para sua durabilidade, crescimento e saúde. Geralmente, esse ambiente possui muita umidade e pouca luz, o que pode ser inadequado para o desenvolvimento para algumas espécies das verdinhas. Isso ainda pode piorar quando não há luz natural e circulação de ar.

Mas, ao escolher as plantas certas, é possível ter um banheiro com um toque de natureza e sofisticação.

1. Violeta: sabemos que plantas que contém flores não sobrevivem em ambientes fechados e sem luz, como o de um banheiro. Porém, se você quiser optar pela violeta, é possível, desde que ela fique perto de uma janela para receber a claridade. O ideal é regar apenas o solo, e não as folhas e pétalas.

Reprodução: Casa Valcenter

2. Caládio: com variadas tonalidades de vermelho, verde branco ou rosa, o caládio também pode ser utilizado em banheiros, desde que fiquem em meia-luz e recebam bastante água. Mas, fique atento (a): se você tiver crianças ou animais de estimação, deixe a planta fora de seus alcances, em um lugar alto, de preferência. Isso porque ela é considerada tóxica, podendo provocar ardência na pele quando tocada.

Reprodução: Educalingo

3. Dinheiro-em-penca: essa espécie pode ser considerada ideal para banheiros, já que tem fácil adaptação em ambientes úmidos, inclusive, seu solo deve sempre estar levemente único para sua durabilidade. Possui um crescimento em forma de cachos quando é colocada em lugares altos.

Reprodução: Terra

4. Orquídeas: não é novidade que as clássicas orquídeas são um toque de elegância em qualquer lugar, inclusive no banheiro. No entanto, ela precisa de luz natural com regas 3 vezes por semana.

Reprodução: Casa Abril

5. Begônia Híbrida: com diferentes cores, texturas e formatos, as begônias são muito indicadas para banheiros, já que elas possuem boa absorção a umidade do local. O ideal é fazer a rega, pelo menos, duas vezes por semana.

Reprodução: Revista Globo Rural

6. Bromélias: também tem alta tolerância para umidade, por isso são muito comuns em banheiros. Com sua grande diversidade de estilos, as bromélias dependem de luz indireta e rega a cada dois dias.

Reprodução: Casa Um Como

Plantas para escritório

O seu home office também pode ter um toque de natureza! As plantas proporcionam diversos benefícios para a saúde, indo muito além de decoração e estética. Você sabia que o verde eleva os índices de produtividade no trabalho?

Muitos de nós passamos quase metade do nosso dia trabalhando, e esse é mais um motivo de trabalhar rodeado de elementos naturais, já que eles purificam o ar, reduzem o estresse e auxiliam na temperatura ambiente.

Selecionamos algumas plantas que são ideais para escritórios. Confira!

1. Bromélia: é super utilizada em escritórios, já que elas transbordam de beleza e energias positivas. Apresentando uma mesclagem entre folhas e flores, elas são super fáceis de cultivar, não sendo necessária a exposição à luz direta.

Reprodução: Tudo Ela

2. Costelas de Adão: moderna e sofisticada, a costela de adão é uma das queridinhas dos decoradores de interiores por contarem com uma beleza ímpar. Os cuidados com essa planta necessitam de uma boa drenagem e solo fresco em vasos para o seu crescimento saudável.

Reprodução: Estilo Básico

3. Suculentas: com seu tamanho pequeno, essas plantinhas possuem fácil adaptação a espaços menores, sendo ideais para mesas de escritório, já que não necessitam de regas constantes.

Reprodução: Casa Abril

4. Zamioculcas: essas plantas também são super fáceis de cultivar, por não precisarem de muita luz e água. Proporcionam sofisticação por qualquer escritório, com o seu tom verde e folhas pequenas.

Reprodução: Casa Vogue

5. Jiboia: com origem tropical, a Jiboia é considerada uma das plantas mais fáceis de serem cuidadas. Necessita de luz natural e um pouco mais de água em dias quentes.

Reprodução: Casa Maria Lucia

6. Calathea: destaca-se muito bem em escritórios, com suas folhagens belas e robustas. Também não exige muitos cuidados, apenas rega semanalmente e luz indireta.

Reprodução: Flores e Folhagens

 

Benefícios de plantas em apartamentos

As vantagens de cultivar as verdinhas dentro do apartamento vão muito além de estética. Elas também são capazes de proporcionar benefícios para a saúde

Investir em uma decoração verde significa melhorar a sua saúde, já que as plantas possuem ampla capacidade de filtrar poluentes, melhorando a qualidade do ar dos ambientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nasa, algumas plantas como o lírio-da-paz, o antúrio, a espada-de-são-jorge, a comigo-ninguém-pode, entre outras, podem remover os gases tóxicos de ambientes fechados.

Confira abaixo outras vantagens de ter plantas no seu apartamento:

  • redução do estresse;
  • redução da pressão sanguínea;
  • combate às dores de cabeça; 
  • melhora do sistema respiratório;
  • afastam riscos de doenças relacionadas ao frio;
  • melhoram peles secas;
  • melhoram noites de sono.

 

Uma sugestão entre os especialistas é que as pessoas cultivem, pelo menos, 15 plantas dentro de suas casas para garantir uma purificação do ar.

 

Erros ao cultivar plantas dentro do apartamento

Como já mencionamos, existem espécies adequadas para o cultivo dentro de casa. Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de escolher a sua para evitar alguns riscos. Confira abaixo alguns erros ao cultivar plantas dentro do apartamento.

Você sabia que a trepadeira pode murchar após dez dias em ambientes fechados? Isso porque elas precisam de muita água e sol.

Outro erro é manter cactos e suculentas dentro de ambientes úmidos, como o banheiro, pois, por já armazenarem água, podem apodrecer com o vapor do chuveiro.

Existem algumas dúvidas sobre os vasos dentro do quarto. Para evitar acúmulo de pó, é necessário passar pano e cortar as folhas doentes com frequência. Caso contrário, elas também podem atrair algumas pragas

Existem diversas possibilidades de ter plantas em apartamentos, não somente em vasos ou prateleiras, mas também plantas no solo. Descubra como é possível ter um jardim mesmo em ambientes com espaços pequenos.

 

É possível ter um jardim no meu apartamento?

O tamanho do espaço não influencia na possibilidade de ter um jardim. Inclusive, está cada vez mais comum entre os projetos paisagísticos a utilização de plantas na decoração e o incentivo aos moradores a terem jardins dentro de seus apartamentos.

Inclusive, com o constante crescimento dos centros urbanos, as pessoas acabam optando por morar em apartamentos e consequentemente afastam-se dos costumes de cultivar plantas e jardins em casa.

Porém, a boa notícia é: sim, independente do tamanho do seu apartamento, você pode – e deve – ter um jardim em casa. Além de proporcionar mais beleza para a sua residência, também garante benefícios para a sua saúde, como filtragem do ar, redução do estresse e aumento de produtividade.

 

Dicas para montar um jardim no seu apartamento

Para cultivar um jardim com flores, folhagens e temperos em seu apartamento, é preciso fazer algumas adaptações e cuidados para viabilizar a plantação. Confira abaixo algumas dicas:

Escolha o local ideal para o seu jardim

Antes de montar o seu jardim, é preciso pensar bem em qual será o local para fazer isso. A varanda, por exemplo, é uma opção ideal, já que possui contato com luz solar e circulação de ar.

Utilize ferramentas adequadas de jardinagem

Adquira regadores e outros materiais essenciais em lojas de jardinagem para realizar o plantio e cultivo adequado do seu jardim. 

Clima e iluminação

Lembre-se que cada espécie possui suas particularidades e exigem cuidados diferentes, inclusive em relação ao clima. Por esse motivo, o ideal é escolher plantas que se adaptem bem ao ambiente. Ele é arejado? Iluminado? Essas questões são super importantes para a saúde do seu jardim.

Cuidados constantes

O cuidado de plantas é indispensável para sua durabilidade e crescimento. Por isso, dedique alguns minutos do dia para cuidar do seu jardim e faça as regas das plantas periodicamente.

 

Jardim Vertical para apartamento

Uma outra boa aposta para ter um toque de natureza em seu apartamento é o jardim vertical, que deixa qualquer ambiente mais agradável e harmonioso com uma mistura de folhas, folhagens, flores e ervas aromáticas.

Também conhecido como “parede verde”, essa é uma das técnicas mais queridinhas entre os arquitetos e decoradores de interiores que contam com projetos paisagísticos como esse para modernizar residências que não possuem muito espaço para plantar um jardim convencional.

Existem projetos de jardins verticais para todos os gostos e tamanhos, para ambientes internos ou externos, com diversos tipos de estruturas, para que você possa adaptar de acordo com a sua preferência.

Especialista em jardins verticais, a 180 Sustentável Engenharia possui diversos projetos paisagísticos por toda BH, não somente em apartamentos, mas como em casas e empresas.

Ficou com vontade de ter um jardim vertical natural no seu apartamento e não sabe por onde começar? Não se preocupe! 

Nós somos a melhor solução em jardins verticais de Belo Horizonte! Contamos com um time multidisciplinar de engenheiros e paisagistas que são APAIXONADOS por natureza e inovação.

O nosso propósito é proporcionar um contato maior com a natureza aos nossos clientes, através das paredes verdes, que vão muito além do que um produto decorativo, mas que são capazes de te garantir um maior conforto e bem-estar.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!

Leia mais artigos:

 

Assista os nossos vídeos