O cultivo de plantas cresceu muito nos últimos meses, por conta do impacto da pandemia e as mudanças no dia a dia, o que nos obrigou a buscar outras maneiras de entretenimento e lazer.
Contudo, é necessário atentar-se aos detalhes e cuidados diários para cultivar plantas saudáveis e evitar erros que podem prejudicar o desenvolvimento das suas espécies.
E foi pensando nisso que selecionamos os principais erros cometidos com o cultivo das plantas em casa, e listamos algumas dicas para identificar e salvar suas espécies, confira a seguir
Frequência de rega
As espécies precisam receber uma certa quantidade de água para obter desenvolvimento saudável e bem-sucedido, com isso, muitas pessoas costumam regar em excesso ao acreditar que quanto mais água mais bonita e florida será suas plantas, já outras por querer evitar o exagero, acabam regando menos, mas o prejuízo é o mesmo.
Se atentar às necessidades de cada planta e observar o seu comportamento em cada estação é fundamental para mantê-las vivas.
Muita ou pouca luz
Assim como a rega, as espécies necessitam receber diferentes intensidades de luz solar ao longo do dia, e você deve observar a cor das folhas para identificar a sua saúde, caso as folhas fiquem queimadas por conta de muita luz ou pálidas com pouca luminosidade.
Temperaturas extremas
A grande maioria das plantas costumam se adequar a ambientes úmidos e temperaturas entre 18 a 21° graus, mantendo uma média não muito fria nem muito quente. É importante trocar sua planta de lugar ao passar pelas estações, isso evita o contato direto com temperaturas extremas, principalmente no inverno e verão.
Realizar a poda
Podar as plantas pode trazer mais força às suas novas hastes, principalmente após a frutificação e floração, aumentando sua capacidade de dar flores nas próximas estações.
Replantio
Muitas plantas necessitam ser replantadas entre um ou dois anos, o que dependerá do seu crescimento e desenvolvimento, mas quando ocorrer, opte por aumentar o tamanho dos vasos que usou no último plantio, troque o vaso e coloque uma terra nova e adubada para garantir um crescimento saudável e com nutrientes e espaço necessário.
O que deve ajudar a identificar o momento certo para essa mudança é analisar se suas raízes estão saindo pelos furos de drenagem da água, analisando isso, pode fazer a mudança para um vaso maior.
Cuidado com as pragas
Alguns insetos como mosquitos, ácaros e moscas, podem ser prejudiciais à saúde das nossas plantas, e para combater essas pragas precisamos atuar, aplicando produtos específicos de acordo com cada tipo de praga identificada e aguardar em torno de 30 dias para introduzir novas plantas na área,nesse processo é interessante retirar do local as plantas que não foram atingidas pelas pragas, o que pode evitar a disseminação de possíveis doenças.
Fertilização do solo
É primordial para um plantio bem-sucedido que o substrato utilizado seja adequado e que contemple os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. É saudável fazer a suplementação de nutrientes de tempos em tempos com o uso do osmocote, um fertilizante capsular que faz a liberação lenta de nutrientes por meio do processo de osmose.
Essas dúvidas são frequentes para as pessoas que estão iniciando o hábito de cultivar plantas, principalmente nos últimos anos, onde o cultivo vem tornando um hábito cada vez maior para muitos brasileiros, ou até mesmo, no mundo inteiro, dada a sua importância para o mundo e os benefícios de cultivar plantas e manter contato com a natureza.
E aí, o que você achou desse tema? Já conhecia esses erros? Continue acompanhando o blog da 180 Engenharia para mais informações e dicas sobre o universo das plantas. E caso queira saber mais sobre como cultivar melhor a sua planta, conte com o nosso time de especialistas!