Como fazer manutenção de vaso de plantas?

Não é de hoje que o cultivo de plantas é uma prática extremamente comum em casas e apartamentos, já que, além de proporcionarem um ambiente mais natural, também oferecem diversos benefícios para o bem-estar de todos.

Sabemos que ter um jardim em casa não é uma tarefa muito fácil, já que demanda um pouco mais de tempo para oferecer os cuidados necessários. Outro fator que é levado em consideração é o espaço, já que muitas pessoas não contam com os pré-requisitos para se ter ele: ponto de entrada e saída de água.

Nestes casos, plantar em vasos tornou-se uma ótima opção para aqueles que querem algo mais prático e menos robusto. Porém se engana quem acha que as plantas em vasos não demandam de cuidados, afinal, plantas são seres vivos que possuem suas necessidades, independente de estarem em Quadros Vivos, Jardins Verticais ou Vasos.

Para te ajudar a entender como fazer uma boa manutenção e ter os cuidados básicos necessários para manter suas plantas saudáveis e bonitas, vamos explicar a importância em fazer manutenções periódicas nos seus vasos.

Boa leitura!

A importância da manutenção nos vasos de plantas

Seja no quintal de casa, na varanda, ou até mesmo na floreira, é necessário tomar alguns cuidados para manter sua saúde natural, além da beleza, sem contar que plantas bem cuidadas trazem um grande bem-estar ao ambiente.

O ideal é que o serviço seja feito por um profissional, ou que pelo menos ele acompanhe essa atividade, já que cada espécie necessita de um conhecimento mínimo das plantas envolvidas. É importante compreender sobre fertilização, e também é preciso tratar pragas e doenças da maneira correta, para que não prejudique o vigor das plantas.

Deixar de fazer a manutenção irá comprometer a estrutura do jardim, suas plantas, o solo, das raízes às folhas. Isso pode afetar a saúde da terra, o desenvolvimento, e com o tempo certamente irá prejudicar o desenvolvimento do seu jardim.

Como fazer a manutenção?

Já no início, após plantar, regue-a, na sequência, verifique com os dedos checando a terra, caso estiver úmida não será necessário regar novamente. Se estiver seca, pode colocar água. 

Caso você plante uma frutífera ou hortaliças em vasos, verifique atenciosamente o material, pois é necessário utilizar um que não seja tóxico.

Também é importante utilizar vasos com boa drenagem, com alguns furos que facilitam o escoamento do excesso de água na parte inferior dele.

Caso as suas plantas fiquem expostas ao sol forte, utilize vasos mais claros, já que os escuros e foscos poderão aquecer mais.

Os furos da drenagem devem funcionar diariamente, importante estar atento para que não deixe entupir os furos do seu vaso, e falando nisso, o tamanho do vaso deve ser equivalente ao tamanho da sua planta.

Para garantir uma boa drenagem, misture terra vegetal ao invés da terra do jardim, e ao fundo dos vasos, você pode inserir uma camada drenante de argila expandida envolvida com manta geotêxtil, o que irá manter a terra separada da sua área úmida de drenagem.

Riscos de não fazer a manutenção nos vasos de plantas

Se você não seguir um cronograma de rega, é possível que suas plantas percam a cor e a saúde, além de ficarem com as folhas secas e marrons por falta de água, ou amarelada por excesso.

Existem grandes riscos de perder o seu jardim por falta de manutenção, principalmente no verão e primavera, onde é preciso dobrar o cuidado e a atenção, pois nesse período pode causar desidratação, e não irá conservar sua planta da maneira correta.

Um ponto importante e de risco é que caso falte adubo, com certeza irá prejudicar o desenvolvimento, debilitar a terra, e por consequência, poderá levar à perda da espécie.

Outros danos fatais são a aplicação excessiva de venenos sem orientação e sem compromisso com a rotina, além de correr o risco de causar um eterno combate às pragas. 

A falta de manutenção pode acumular pó nas folhas, o que deixa a sua plantinha sem conseguir respirar, o que pode causar isso não é apenas a falta de rega, mas também a falta de manutenção no vaso, que pode entupir e prejudicar a circulação de água e ar, tudo bem que vasos internos não necessitam tanta água, podendo ter menos fluxo de rega. 

Conclusão

Nesse artigo explicamos sobre como vem se tornando uma forte tendência ter plantas em casa, como elas fazem bem para o nosso bem estar, saúde, além de nos aproximar da natureza. Aproveitamos também para dar algumas dicas de manutenção, abordamos a importância de manter suas plantas saudáveis, utilizando vasos com boa drenagem, estar atento à rega, não utilizar produtos tóxicos e também deixamos bem claro os riscos de não fazer uma manutenção periodicamente.

Nós da 180 Engenharia oferecemos o serviço completo de manutenção em vasos de plantas da sua casa, contando com os melhores especialistas da área, focados em bem-estar, conforto e inovação, com projetos 100% personalizados, prontos para lhe auxiliar e fazer com que seu jardim esteja sempre lindo, cheio de saúde e vistoso.

Nossa missão é levar o verde e soluções sustentáveis para o maior número de pessoas!

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!

Leia mais artigos:

 

Assista os nossos vídeos