Confira quais são principais pragas em plantas e saiba como combatê-las

Assegurar o seu jardim belo e com saúde exige zelo e dedicação. Mas mesmo com todas as precauções, as plantas podem sofrer com pragas ou simplesmente, adoecerem.

Essas pragas podem trazer danos ao seu jardim por inteiro, em curto, médio e longo prazo, dependendo do caso.

As pragas nos auxiliam mostrando que pode haver algo de errado no cultivo, e é sobre isso que vamos conversar no tópico de hoje.

Confira a seguir as principais pragas em plantas, e como combatê-las.

O que causa pragas em plantas?

As pragas tiram o sono de qualquer um quando identificada na sua horta, muitas pessoas nem sabem como detectar e muito menos o que fazer para solucionar o problema de maneira eficiente.

Os elementos causadores dessas doenças e pragas nas plantas são muito pequenos, e muitas vezes tamanho microscópico. São eles:

Doenças

Fungos

Os danos causados pelos fungos podem afetar até as suas raízes, além do caule e das folhas. Sinais comuns são aspecto apodrecimento, bolor branco, manchas irregulares. É importante identificar o ataque logo no início para iniciar o tratamento a tempo de reverter os danos.

Bactérias

São microrganismos unicelulares, as doenças são consideradas os principais problemas fitossanitários, provocando grande perda pela destruição total ou parcial da planta.

Dissemina-se pelo ar e água, insetos e animais, penetrando nas plantas, tanto por aberturas naturais quanto por ferimentos.

Vírus

O ataque viral induz sintomas na planta que podem acarretar na redução da produção e sua qualidade, cabe em alterações no metabolismo, desenvolvimento anormal, paralisação do crescimento, redução da floração e capacidade de produção

Doenças fúngicas

É muito comum que ocorra esse ataque, eles são associados a algum inseto “sugador”, que age perfurando a planta em busca de seiva.

Sua propagação é através de ferramentas, pelo ar, ou no toque das nossas mãos, as mais frequentes são: 

Ferrugem

Apresenta na parte de cima das folhas algumas manchas que podem ter um leve tom esverdeado com manchas amarelas, ou alaranjado. As folhas mais atacadas sofrem de deformação e ficam secas.

Antracnose

Não causa danos apenas nas folhas, mas sim em diferentes partes de várias espécies, muitas vezes os danos são irreversíveis, trazendo grandes perdas na produção.

Uma doença que ganha força através de um hospedeiro, muita umidade e temperatura alta ajudam na reprodução .

Fumagina

Considera-se como um fungo que vai tomando conta da planta, uma secreção adocicada produzida por insetos. É um fungo não parasita, portanto, não causa sintomas, porém, altera a capacidade de sua fotossíntese. As folhas mais infectadas podem cair ou morrer, afetando a sobrevivência da planta.

Existem alguns motivos que causam esses problemas nas plantas, bem como, insolação, ventilação inadequada, escassez ou excesso de água, desequilíbrio térmico, lixo acumulado, tesouras mal esterilizadas, entre outros.

O que são pragas?

Assim como os humanos, as plantas ficam doentes quando existe um desequilíbrio, sendo necessário ter atenção com os sinais que as plantas dão, pois facilita na solução do problema assim como manter os seus cuidados essenciais.

Como dito anteriormente, as principais pragas são os insetos, eles podem mastigar as folhas das plantas, ou sugá-las com o intuito de enfraquecê-las até diminuir sua folhagem.

Principais pragas

Pulgões

Pequenos insetos que se instalam no caule e nas folhas, vivem nos brotos e novas folhas, sugam sem parar, expelem uma substância açucarada que propicia a fumagina, caso perder o controle, poderá levar a planta à morte.

Como evitá-los e combatê-los?

Para pragas de inseto o indicado é aplicar inseticida de cipermetrina, que já vem pronto para uma uso doméstico

Pode ser removida com um esguicho forte (jato), mesmo sendo uma praga que se multiplica rapidamente. O que sobrar é possível matar com óleo de nitrogênio, uma substância própria para tal operação.

O ideal a fazer para evitá-los é não exagerando em adubos de nitrogênio, pois isso induz a deficiência de outros nutrientes, e o excesso de adubos atrai os pulgões.

Cochonilhas

São insetos muito pequenos que têm a reprodução muito rápida, formando uma enorme colônia em pouco tempo, já que aparecem em grupos, na parte de trás das folhas, nas nervuras ou no tronco. Ela suga as partes mais duras da planta, sua aparência pode ser grudenta, branca, ou com verrugas marrons.

Como evitá-las e combatê-las?

Cuide para não faltar cálcio, na falta desse nutriente a planta ficará suscetível às cochonilhas.

No combate é necessário retirar as partes mais danificadas com água e sabão de coco.

Lagartas

Na sua fase jovial eles devoram as folhas pelas bordas, deixam marca de mastigação,

costumam agir na parte noturna podendo destruir a planta em menos de uma semana.

Formigas

Elas não mastigam as folhas, porém levam seu ninho para se alimentar dos fungos, as que mais prejudicam são as cortadeiras, saúvas, e quenquéns, que são capazes de destruir uma pequena planta em poucas horas.

Como evitá-las e combatê-las?

Você pode utilizar formicidas, ou também envolver os pés das plantinhas com lã felpuda, dificultando a sua passagem. Já para as lagartas, uma boa opção é usar spray com água e detergente.

As cortadeiras sinalizam quando a terra está pobre e compactada, e é aí que elas surgem para cavar seus túneis e descompactar o solo.

É importante acrescentar matéria orgânica ao solo, é uma das melhores maneiras de melhorar a terra de uma forma profunda.

Lembrando que manter as plantas devidamente adubadas evita a maioria desses problemas, sendo viável utilizar detox de pragas para o combate de quase todas essas citadas anteriormente, assim como plantar espécies repelentes próximas às plantas infestadas por pragas, como: arruda, tagetes, boldinho.

Lesmas, caracóis e caramujos

Os moluscos aparecem em plantas com excesso de umidade, sinalizando muita água, deixando rastros por onde passam, tornando mais fácil identificá-las. Durante o dia ficam escondidas em folhas caídas, pedras, ou até mesmo, embaixo dos vasos.

Como evitá-los e combatê-los?

Com inseticidas ou predadores naturais, plantas que afastam insetos ou substâncias químicas.

Conclusão

Hoje apresentamos as principais causas de pragas e doenças no seu jardim, assim como foi possível conhecer diversas dicas de como combater ou até mesmo amenizar essas doenças e recuperar a saúde das suas plantinhas.

Continue acompanhando o nosso blog para receber dicas valiosas sobre plantas.

Nós da 180 Engenharia oferecemos o serviço completo de manutenção em vasos de plantas da sua casa, contando com os melhores especialistas da área, focados em bem-estar, conforto e inovação, com projetos 100% personalizados, prontos para lhe auxiliar e fazer com que seu jardim esteja sempre lindo, cheio de saúde e vistoso.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!

Leia também