Descubra qual é a tecnologia mais indicada para o jardim vertical: a tecnologia dos vasinhos e a placa + manta geotêxtil.
O jardim vertical é uma técnica de paisagismo que ficou muito popular na década de 80, e vem se tornando cada vez mais presente em propostas de decorações residenciais e urbanas.
Também conhecido como “parede verde”, o jardim vertical tem como proposta dar um toque de natureza na arquitetura de qualquer casa ou empresa.
Essa tendência que faz parte de várias propostas de design de fachadas e decoração de interiores vem sendo super procurada para incorporar vegetações e proporcionar um local mais aconchegante e belo.
Porém, até mesmo por falta de conhecimento, muitas pessoas acabam optando por técnicas que podem não ser ideais, causando possíveis danos e prejudicando a saúde das plantas.
Por esse motivo é ideal que você conheça algumas técnicas de jardim vertical antes de realizar qualquer projeto. Ok?
Para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, neste texto vamos explicar sobre as diferenças entre duas tecnologias do jardim vertical, a que utiliza a placa e a manta em sua instalação, e a tecnologia dos vasinhos
Confira a seguir e descubra qual é a melhor opção para você!
Jardim Vertical
Como já mencionamos, o jardim vertical vai muito além de uma tendência de decoração, mas podemos defini-lo como uma técnica de paisagismo urbano, que promove a natureza em centros urbanos e residências através da plantação de vegetação em suportes fixados em muros e paredes.
Embora tenha sido criado há muitos anos atrás, as técnicas do jardim vertical foram evoluindo cada vez mais através de tecnologias de sistemas de coberturas verticais, métodos de irrigação de de plantio, que foram aprimorados.
A principal proposta do jardim vertical no meio da arquitetura e urbanismo é deixar cidades mais verdes, já que os discursos que envolvem sustentabilidade e consciência ambiental estão cada vez mais fortes em toda a sociedade.
Essa necessidade surge principalmente em cidades grandes, por possuírem uma grande carência de contato com a natureza.
Vantagens do Jardim Vertical
As técnicas de arquitetura que envolvem o jardim vertical estão transformando o interior e a fachada de moradias urbanas em locais muito mais agradáveis, que são capazes de promover o bem estar e tranquilidade para qualquer pessoa.
Inclusive já existem estudos científicos que comprovam uma melhora significativa da saúde da sociedade através do contato com a natureza.
Pessoas que são cercadas de plantas tendem a ser muito mais bem humoradas e tranquilas, já que as verdinhas passam sensações positivas de muita paz.
Além disso, existem algumas teses de que as plantas também são capazes de combater dores de cabeça e até mesmo problemas respiratórios por filtrarem o ar e ajudarem a manter a temperatura ambiente.
Porém, vale ressaltar que não é qualquer planta que é indicada para plantar em jardins verticais. Por isso é muito importante buscar orientação antes de escolher a sua planta.
Com todos esses e outros benefícios, o jardim vertical tornou-se um grande aliado da arquitetura, proporcionando maior durabilidade e conforto nas construções.
Se você busca acréscimo do verde na decoração de interiores, os jardins verticais podem ser a melhor opção para trazer mais movimento, cor e textura.
Descubra as 10 principais vantagens do jardim vertical
Estruturas para Jardim Vertical
Existem diversas técnicas e estruturas para jardins verticais, porém nem todas são as mais indicadas para a montagem do projeto.
Vamos te explicar abaixo a diferença entre o sistema tradicional de vasinhos e a tecnologia de placa e manta geotêxtil.
Confira!
Sistema Tradicional de Vasinhos
É muito comum encontrarmos em projetos de paisagismo os vasos, que são fixados em muros e paredes e servem como estrutura para plantar o jardim vertical.
No entanto, o que muitos não sabem é que os vasinhos podem ser altamente prejudiciais para as plantas.
Isso porque, essa estrutura acaba limitando o crescimento das plantas, impedindo que as raízes consigam se desenvolver. Como não há espaço para seu crescimento, as raízes acabam tampando os buraquinhos no fundo do vaso, e com a irrigação automática, há a possibilidade das plantas morrerem afogadas.
Ou seja, embora pareça uma boa opção, a longo prazo os vasos podem trazer diversas desvantagens, como a manutenção constante, já que haverão muitas trocas de plantas. Sem contar em um fato extremamente importante que é o fato de não ser uma técnica muito sustentável né, pois as cuias dos vasos são feitas de plástico.
Tecnologia de placa e manta geotêxtil
Essa tecnologia é composta por placa de material reciclável, sendo envolvida por uma manta geotêxtil, onde são feitos os “bolsões”, que servirão como suporte para as plantas.
A técnica de planta e manta geotêxtil é uma das mais indicadas, já que conta com materiais recicláveis (anti-fungo, anti-chamas, etc), além da manta ser altamente drenante e resistente.
Entre as principais vantagens é que não há um limitador de espaço quando se fala nessa tecnologia, já que as raízes conseguem entremear os tecidos, formando, então, um ecossistema único.
Além disso, a manta geotêxtil auxilia no cultivo e desenvolvimento das plantas, proporcionando uma maior estabilidade no jardim vertical, já que, ela também evita o acúmulo de água e impede o crescimento de ervas daninhas.
Confira outras vantagens da tecnologia da manta geotêxtil:
- Permite o escoamento da água evitando o apodrecimento das raízes e a formação de poças;
- Separa a terra adubada da camada drenante, fazendo com que a perda de nutrientes seja reduzida;
- Protege as plantas de microrganismos nocivos;
- Ajuda a preservar o meio ambiente;
- Aumenta a vida útil da estrutura.
Esses são os principais motivos que fazem com que a tecnologia de placa e manta geotêxtil sejam mais indicadas para qualquer projeto de jardim vertical.
Conclusão
Nesse conteúdo você entendeu que a estrutura e tecnologia da instalação do jardim vertical é um fator predominante e decisivo para que as plantas cresçam mais bonitas e saudáveis.
Você também pode conferir que entre as principais técnicas, a tecnologia de placa e manta geotêxtil proporciona muito mais benefícios em relação ao sistema tradicional, já que ela não limita o crescimento das raízes.
Inclusive, nós da 180 Engenharia utilizamos a placa e manta geotêxtil nas plantações dos jardins verticais, já que estamos sempre buscando levar inovação e qualidade para todos os clientes.
A 180 Engenharia conta com profissionais altamente qualificados e capacitados para levar soluções verdes para qualquer projeto paisagístico, sendo a melhor empresa de Jardins Verticais de Belo Horizonte.
Quer saber como ter um jardim vertical na sua casa também? Fale conosco via Whatsapp clicando aqui. Ficaremos muito felizes em lhe atender!
Leia mais artigos:
Plantas Naturais x Plantas Artificiais: Qual é a melhor?
O que plantar em cada estação do ano?
Assista os nossos vídeos: