Uma ideia que vem se tornando cada vez mais comum em espaços e ambientes urbanos, o paisagismo sustentável está presente em espaços externos como uma opção positiva, não apenas por servir de respiro aos centros urbanos, já que os projetos ampliam a atuação de profissionais que trabalham com plantas.
Inclusive, a utilização do paisagismo sustentável diminui o impacto da urbanização e dos edifícios, pois, ao utilizar a vegetação natural estamos trazendo melhoria para a vida humana e para os animais.
Confira no conteúdo a seguir tudo sobre paisagismo sustentável, continue a leitura!
O que é paisagismo sustentável?
Visando equilibrar a sustentabilidade, o paisagismo sustentável une a arquitetura com a natureza, se adaptando a realidade em que está inserido.
O paisagismo sustentável também é capaz de promover atividades de lazer para as pessoas, o que favorece o desenvolvimento de inúmeras espécies de plantas nativas com relevância ambiental.
Ao aderir a essa ideia, você utiliza materiais ecologicamente corretos e de baixo custo de manutenção.
Após concluir a instalação, o projeto ajuda a desenvolver qualidade de vida através das áreas verdes e preservando o patrimônio natural nativo.
Como promover o paisagismo sustentável
Executar jardins ou projetar paisagens é um bom modo de promover o paisagismo sustentável, mas também podemos educar e incentivar a utilização de plantas nos ambientes, um trabalho nobre de regeneração para as cidades.
O desenvolvimento urbano é representado pelo progresso das cidades através do paisagismo sustentável, como a construção de escolas, hospitais, casas e edifícios, ruas, avenidas, estradas, viadutos, redes de esgoto e eletricidade.
Esse modelo de arquitetura sustentável ocorre por conta do crescimento gradativo da população em determinado local, e permanece em crescimento de maneira planejada ou espontânea.
Contudo, o paisagismo sustentável se propõe a melhorar a infraestrutura da região, para que melhore as condições de habitação das cidades, de modo responsável, sustentável e duradouro.
Para que isso ocorra, é preciso planejar o projeto para amenizar problemas sociais, econômicos e ambientais das aglomerações urbanas.
Atualmente existem certificações para esse tipo de paisagismo, chamado de construção sustentável.
Portanto, é necessário seguir algumas exigências em relação ao solo de cada região, como a forma de irrigação, espécies vegetais mais adequadas, entre outros fatores visíveis e relevantes do paisagismo sustentável na escala mundial.
Paisagismo sustentável com Ecotelhado
Nos grandes centros urbanos ocorre um fenômeno chamado “ilha de calor”, ele ocorre quando o concreto e o asfalto são expostos ao sol, gerando uma grande onda de calor e poluição do ar, o que aumenta a temperatura significativamente.
Para minimizar o acontecimento, uma alternativa são as construções dos ecotelhados, também conhecidos como telhado verde, atuando como uma cobertura vegetal acima de um edifício, para inserir a plantação de algumas espécies de vegetação.
O telhado verde melhora significativamente a qualidade do ar, além de absorver o calor e trazer beleza para a construção.
Dessa forma, a temperatura interna é mais agradável e economiza energia com um menor uso de ar condicionado, tornando-se um paisagismo sustentável.
Ficou com vontade de ter um projeto personalizado para a sua casa ou empresa? Nós da 180 Engenharia somos especialistas em projetos paisagísticos, jardins verticais e áreas verdes.
Para mais informações sobre o assunto, siga a gente nas Redes Sociais e acompanhe o blog.
Entre em contato conosco e vamos criar o seu projeto paisagístico juntos!