Projeto de Paisagismo: Descubra o que é e a sua Importância

Todos sabemos da importância de ter contato com as plantas e dos vários benefícios que elas proporcionam na vida das pessoas, como por exemplo a diminuição do stress, um maior relaxamento, e por consequência, uma vida mais leve. Mas você já chegou a se perguntar como os projetos de paisagismo são desenvolvidos e quais etapas são necessárias para a sua elaboração?

No tópico de hoje vamos abordar exatamente sobre isto: o que realmente é paisagismo, quais as suas variações e etapas de desenvolvimento.

O que é Paisagismo? E o projeto de Paisagismo?

Baseia-se na Arte de planejar, projetar, gerenciar e preservar os espaços livres, públicos ou privados, urbanos e não-urbanos. O paisagismo também é um complemento aos projetos arquitetônicos, com o objetivo de trazer mais harmonia à paisagem em que se encontra.

Primeiramente, para entender o que é, precisamos distinguir o Paisagismo da jardinagem, já que o paisagismo tem o conceito de elaborar e planejar projetos da área verde, enquanto a jardinagem é apenas a execução do processo.

Um projeto paisagístico bem elaborado é capaz de criar espaços funcionais e úteis, além de ser tecnicamente viável através do projeto arquitetônico. O projeto consiste na representação gráfica onde constam todos os detalhes e as informações de execução do trabalho, gerando um ambiente com arquitetura e natureza harmonizadas. Para a elaboração desses projetos precisamos contar com profissionais e conhecimentos de arquitetura e botânica.

Como montar um projeto de paisagismo

1. Estudo Preliminar

O primeiro passo é a necessidade do paisagista compreender mais sobre o que seu cliente espera através de uma comunicação aberta e assertiva.

Nessa fase o profissional precisa de bastante tempo para compreender tal necessidade, muitas vezes torna-se uma opção utilizar outros projetos de referência, mostrar ao cliente, e explicar o que pode ou não ser feito a partir de tal ponto.

O paisagista precisa fazer um estudo sobre a área para obter informações sobre o tipo do solo, buscar orientações em relação ao sol e a vegetação do local.

2. Anteprojeto

Com as informações obtidas na etapa anterior, chegou a hora de utilizá-las!

Vamos iniciar a criação das possíveis espécies que farão parte do projeto, detalhar aspectos funcionais e também estéticos das plantas selecionadas.

Nessa fase já podemos utilizar bastante a criatividade além de explorar os possíveis caminhos a seguir, sempre buscando alinhar isso com o gosto do cliente. A partir disso, o anteprojeto precisa ser aprovado para partirmos para a próxima etapa.

3. Projeto executivo

Determinamos essa como a última etapa do processo, onde é elaborado o desenvolvimento detalhado do anteprojeto, se aprofundando nos aspectos técnicos e integrando os projetos de complemento, que nesse caso são a irrigação e iluminação do seu projeto de paisagismo.

Nesse momento vamos utilizar as informações de orçamento, tempo de execução, manutenção, espécies e materiais que deverão ser utilizados, tamanho da cova e adubação. Ou seja, tudo que precisamos para executar e fazer a manutenção da obra.

Tipos de projetos de paisagismo

Ele pode ser feito para diversos locais, seja público ou privado. Vamos ver alguns tipos de projetos de paisagismo, os mais comuns são:

  • Paisagismo residencial

Muitas vezes confundem o paisagismo com a jardinagem quando falamos de paisagismo residencial, já que as pessoas pensam que o paisagismo trata apenas do cultivo das plantas, mas já percebemos que não se trata apenas disso, não é mesmo?

Esse modelo de paisagismo tem como objetivo a transformação da sua paisagem residencial interna ou externa, trazendo harmonia entre a decoração e a natureza, tendo o poder de transformar o local em um ambiente extremamente confortável e relaxante, além disso, uma residência que conta com um projeto de paisagismo agrega no seu valor de mercado.

  • Paisagismo em edifícios privados

Os projetos para edifícios residenciais ou corporativos precisam ser projetados de uma forma que organize o espaço livre entre os blocos, criando uma área de relaxamento e lazer.

Os prédios comerciais possuem ainda mais chance de se beneficiar se o projeto for feito de maneira convidativa para o usuário frequentar mais o local.

  • Paisagismo em edifícios públicos

Não existe muita diferença entre o paisagismo quando falamos de edifícios públicos ou privados, porém, nesse modelo o paisagista precisa estar atento a utilização de pisos, equipamentos e vegetação que não necessitam de muita manutenção pela administração do local, o que garante a funcionalidade e embelezamento do projeto.

  • Paisagismo em espaços públicos

Existe um dinamismo entre as cidades, já que o tempo todo as pessoas circulam e vivem na correria, visando amenizar a correria do cotidiano o projeto precisa ser mais aconchegante, e claro, nada melhor do que unir o homem com a natureza.

Lembrando que o paisagismo urbano se faz presente em ruas, praças e parques, não apenas em casas e prédios. No planejamento desse modelo, é necessário lembrar que as ruas são fatores de extrema importância e devem ser considerados, principalmente em locais de grande circulação de pessoas e veículos.

Além disso, precisamos prezar pela segurança, como por exemplo, evitar acidentes que poderiam ser causados por raízes ou flores e frutos expostos, que quando caem ao chão deixam o piso escorregadio.

Os parques e praças locais são lugares destinados ao lazer e à convivência, principalmente quando associados a ambientes seguros e relaxantes, portanto, mantenha-se atento aos detalhes, pois é necessário ter um bom planejamento.

Não esqueça de considerar o perfil da comunidade e as atividades que devem ser realizadas, além da potencialidade do local.

Até aqui percebemos que o projeto de paisagismo é muito mais complexo do que apenas selecionar plantas e vasos, ele serve de convite para permanecer no local, contudo, deve ser um espaço relaxante e funcional, já que sua responsabilidade é proporcionar uma qualidade de vida melhor, o que apenas o contato com a natureza pode oferecer.

Nós da 180 Engenharia somos especialistas na execução de Jardins Verticais, que pode ser um dos componentes do Projeto Paisagístico do seu ambiente. Estamos sempre visando entregar tudo aquilo que o cliente espera de nós, visite o nosso site e as redes sociais para continuar recebendo informações de extrema importância sobre temas parecidos com o do tópico de hoje.

Conte conosco!