Algumas vezes já mencionamos aqui no nosso blog como os jardins verticais trazem inúmeros benefícios que vão muito além da estética em projetos de paisagismo e arquitetura.
Além de serem elegantes, funcionais e deixarem qualquer ambiente mais bonito, as plantas filtram a poluição do ar, garantem conforto térmico, criam barreira acústica em seu entorno e também são capazes de reduzir o estresse e aumentar a produtividade.
Confira os principais benefícios do jardim vertical.
Porém, assim como qualquer jardim, as paredes verdes (como também são chamados os jardins verticais), necessitam de uma boa manutenção para sua saúde e crescimento.
Para compreender melhor porque a manutenção dos jardins verticais é tão importante, preparamos esse conteúdo explicando algumas técnicas e como esse cultivo pode agregar no desenvolvimento das plantas, favorecendo a estética do seu ambiente.
Boa leitura!
Como funciona a manutenção dos jardins verticais?
Por serem compostos por diferentes espécies de plantas, os jardins verticais precisam de supervisão e manutenção periódica para manterem as plantas saudáveis e a beleza do espaço.
Sendo assim, o recomendado é fazer uma fertilização foliar mensalmente, que é uma liberação de nutrição mais rápida para a planta, que depende de uma periodicidade constante.
Além disso, no substrato é utilizado uma espécie de fertilizante de liberação lenta, que trabalha por osmose. Com isso, quando a água entra em contato, são liberados lentamente os nutrientes para o substrato.
O indicado é que a manutenção deste fertilizante seja feita a cada 5 meses, diferente da fertilização foliar. Vale ressaltar que a primeira não substitui a segunda, ok?
Outro ponto importante é a retirada de folhas secas e ramos que morreram são essenciais para abrir espaço para os novos ramos que estão em desenvolvimento.
A poda de orientação também é fundamental para a manutenção, que dependerá da preferência sobre o crescimento e do formato das plantas.
Também é preciso constantemente regular a quantidade de água que está sendo aplicada nos jardins, podendo variar de acordo com a estação do ano e dos níveis de chuva do ambiente. Ou seja, o acompanhamento da umidade do substrato deve ser feito para adequar essas regras nos períodos necessários.
Leia também: 10 vantagens de ter um jardim vertical em casa
Entenda as diferenças entre a Tecnologia do Jardim Vertical (Placa e Manta) e Tecnologia dos Vasinhos.|
Conclusão
Além da capacidade de otimizar e melhorar a decoração de um espaço, os jardins verticais também promovem um ambiente mais relaxante, aconchegante e agradável.
Por essa razão, as paredes verdes tornaram-se uma das tendências de decoração. Você também está em busca de um toque de natureza na sua residência? A 180 Sustentável Engenharia pode te ajudar! Somos considerados referência no mercado de jardins verticais em Belo Horizonte, e iremos lhe proporcionar um projeto personalizado que irá muito além da sua expectativa.
Para saber mais, acesse o nosso site, ou entre em contato conosco pelo WhatsApp. Será um prazer falar contigo!
O que achou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e envie para os seus amigos!
Leia mais artigos:
- Plantas que reduzem o calor e refrescam a casa
- Plantas Naturais x Plantas Artificiais: Qual é a melhor?
- O que plantar em cada estação do ano?
Assista os nossos vídeos!