Jardim Vertical com Irrigação Automática x Quadro Vivo: Diferenças

Tanto o jardim vertical quanto o quadro vivo têm como função dar um toque de elegância e modernidade através do verde, seja em ambientes residenciais ou empresariais.

Sabemos que as duas opções agregam diversos benefícios não só para o ambiente como também para as pessoas que nele estão, e é bastante importante avaliar as características do seu espaço para definirmos a melhor opção para o seu ambiente.

Entenda a seguir qual a diferença do jardim vertical com irrigação automática e o quadro vivo.

O que é jardim vertical com irrigação automática?

Também chamado de parede verde, o jardim vertical baseia-se na tendência do paisagismo e arquitetura moderna e atualmente vem ganhando muito espaço no mercado, seja em shoppings, restaurantes, residências, escritórios e outros diversos estabelecimentos.

Para que o seu jardim vertical tenha um desenvolvimento interessante, um dos pontos essenciais é que o cliente tenha uma rotina de irrigação das plantas e, em muitos casos, mais de uma vez ao dia.

Porém a tecnologia de jardim vertical que utilizamos aqui na 180 engenharia baseia-se na irrigação automatizada, que tem como pré-requisitos basicamente dois elementos: ponto de entrada e saída de água.

Toda irrigação do jardim é controlada por meio de um aparelho inteligente e automático, programando a quantidade dos disparos, sua duração e frequência, o que proporciona mais comodidade, pelo fato de não precisar irrigar o jardim diariamente e manualmente.

Um sistema de irrigação bem projetado fará a diferença para o desenvolvimento do seu jardim já que as plantas precisam ser regadas de maneira regular – mas nunca ao mesmo tempo – Vale ressaltar que essa tecnologia faz o controle sozinho deixando o usuário livre da dinâmica da irrigação, restando apenas monitorar se tudo está correndo bem e fazer os ajustes pontuais na programação, caso seja necessário.

Todo o excesso de água proveniente do sistema de irrigação dos Jardins Verticais está interligado diretamente na rede de esgoto da residência do cliente, sendo assim, esse sistema não faz sujeira e também não molha o chão, garantindo uma tranquilidade maior para os nossos clientes.

Clique aqui para conferir 10 vantagens de ter um jardim vertical em casa

Veja alguns projetos de jardins verticais da 180 Engenharia:

O que é quadro vivo?

Com tecnologia inovadora, o quadro vivo tem seu formato através de plantas naturais que possibilita todo o conceito da parede verde tradicional, em formato reduzido, móvel, e elegante.

É muito utilizado para decorar os ambientes internos ou externos, residenciais ou corporativos, ou até mesmo apoiado sobre um móvel, ou seja, pode ser utilizado em qualquer espaço.

O quadro vivo é composto por plantas naturais e com um sistema de irrigação bem simples e prático, pode ser fixado em qualquer parede sem necessitar de uma obra civil e também sem necessidade de impermeabilizar a parede ou de se ter ponto de entrada e saída de água no local.

Todos os quadros vivos podem ser personalizados na escolha de cor da moldura e a escolha das plantas é feita de forma personalizada pela nossa equipe de paisagismo, de acordo com as características do ambiente do cliente, principalmente no que diz respeito à luminosidade e circulação de ar.

A irrigação das plantas nos quadros vivos é feita virando uma garrafa d’água na abertura superior dos mesmos e, feito isso, a água será distribuída de forma homogênea por todas as suas plantas.

Leia também: Tudo sobre Quadros Vivos.

Veja alguns quadros vivos feitos pela 180 Engenharia:

 

Qual a diferença entre o jardim vertical e o quadro vivo

Sendo assim, a principal diferença entre ambos é que, o sistema de jardim vertical é desenvolvido para áreas com tamanho superior a 10m², e os quadros vivos são mais utilizados para ambientes com espaços menores onde não há a possibilidade de cultivo de plantas de jardim tradicional ou para a instalação de jardim vertical

Além disso, os quadros vivos não possuem sistema complexo de plantio, montagem ou manutenção, como os jardins verticais, e podem ser utilizados em qualquer local do ambiente.

Conclusão:

Neste conteúdo você pôde conferir o que é, como funciona, os benefícios e as diferenças entre jardim vertical e quadro vivo.

Você já conhecia algumas dessas tendências de projetos de arquitetura e projetos paisagísticos?

Ficou com vontade de ter um jardim vertical ou um quadro vivo e não sabe como fazer? Não se preocupe! Nós somos a melhor solução em jardins verticais de Belo Horizonte! Contamos com um time multidisciplinar de engenheiros e paisagistas que são APAIXONADOS pela natureza e inovação.

O nosso propósito é te proporcionar um contato maior com a natureza, através das paredes verdes, que vão muito além do que um produto decorativo, mas que são capazes de te garantir um maior conforto e bem-estar.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!

Leia mais artigos:

Assista os nossos vídeos