Vantagens da irrigação automatizada

A irrigação automatizada é um investimento excelente para o seu jardim, a tecnologia traz vantagens como poder programar o horário, frequência e duração das regas, permitindo aumentar a precisão, além de ajudar até aqueles que não possuem conhecimento sobre a rega a acertar a quantidade de água correta para as plantas.

A irrigação automatizada facilita manter o seu jardim saudável, melhora o desenvolvimento, e contribui para um gramado bonito ou uma bela horta dentro de casa!

No tópico de hoje, vamos conhecer os benefícios trazidos pela irrigação automatizada, acompanhe o post e esclareça suas dúvidas sobre o assunto.

O que é irrigação automatizada?

A irrigação automatizada é um sistema automático, que com o auxílio da tecnologia oferece água na medida correta para as suas plantas, evitando a dependência do cuidado constante dos homens, e é claro, é o uso de dispositivos inteligentes, sensores, por exemplo, que detectam umidade do terreno, calibragem do irrigador, e para que não molhe além do necessário.

Os irrigadores automatizados contam com painel de controle para acionar válvulas liberadoras de água, permite a programação de tempo e volume, emissores ajustáveis que podem acompanhar o crescimento das plantas.

Modelos recomendados para o lar

Irrigação por aspersão

Sistema usado em áreas mais amplas, como casas de campo. O sistema conta com um reservatório de água, canos, bombas de recalque e aspersores.

Irrigação por microaspersão

O sistema de irrigação por microaspersão é indicado para canteiros, jardineiras e jardins pequenos. O funcionamento é feito através de hastes equipadas com micro aspersores dispostos na superfície do solo.

Irrigação por gotejamento subterrâneo

O modelo de irrigação por gotejamento é indicado para jardins com espécies florais, conta com tecnologia resistente à intrusão de raízes, já que o emissor de gotas fica enterrado ao solo com cerca de 30cm de profundidade.

Como é traçado um projeto de irrigação automatizada?

As espécies vegetais possuem exigências individuais, como condições climáticas e geológicas da região, sombreamento e ventilação, insolação, tudo isso deve orientar o projeto de irrigação automatizada.

Também devemos considerar o tempo de vida das plantas, cultivos recém-plantados possuem um sistema radicular pouco profundo, o que permite uma irrigação de menos volume e maior frequência. Já em hortas adultas, a disponibilidade de água deve ser de 2 a 4 l/m², no máximo duas vezes ao dia, analise a necessidade da horta.

Em períodos de desenvolvimento a demanda hídrica deve ser maior após podas e no início do período frutífero, já em outros períodos, a tendência é diminuir a quantidade de água.

Tudo isso deve ser considerado ao programar o seu sistema de irrigação, inclusive, podemos criar diferentes hidrozonas para um terreno.

Vantagens da irrigação automatizada em residências

Ao utilizar a quantidade correta de água, funcionará como combustível para a fotossíntese. Portanto, se você quer um jardim bonito com plantas saudáveis, é essencial aplicar o volume e frequência exigidos para determinada espécie.

A grande maioria das pessoas possuem o dia a dia muito corrido, e as mudanças climáticas são constantes, o que torna interessante o auxílio de um sistema inteligente para cuidar das nossas plantinhas, ou até mesmo para aqueles que se ausentam por longos períodos, a eficácia é a mesma.

Investir em um projeto de irrigação automatizada melhora a distribuição de água e economiza o recurso, sem desperdícios, com redução na conta de água.

O projeto pode se tornar ainda mais econômico e sustentável caso seu projeto consiga aproveitar a chuva, coletando a água através de cisternas verticais instaladas na calha e telhado.

Por fim, mais uma boa notícia, é possível instalar um sistema de irrigação para jardins, hortas e gramados já existentes.

E é claro, como tudo em uma casa, em certo período será necessário realizar a manutenção dos painéis de controle, manutenções preventivas são bem vistas para manter o bom funcionamento.

Agora que conhecemos as vantagens do sistema, chegou o momento de buscar um especialista para elaborar o seu projeto de irrigação automatizado, fazer uma breve análise entre o custo-benefício e escolher aquilo que atende a sua necessidade.

Segue a gente nas Redes Sociais e fique por dentro de mais temas como esse através do site.

 

Até a próxima.