A estação é conhecida como a época das flores, coloridas e perfumadas, confira quais os cuidados necessários para suas espécies favoritas!
As condições climáticas não seguem obrigatoriamente o calendário, o que significa que algumas vezes a primavera chega mais cedo, ou mais tarde.
Todos os anos os jardins se enchem de aromas e cores, a estação é sempre aguardada por marcar o reflorescimento da flora.
A seguir verifique como cuidar das suas espécies na estação, separamos 15 plantas e tudo que você precisa saber sobre elas.
Onze-horas
Parente de cactos e suculentas, é uma planta super conhecida pelas suas flores, daí que surge o nome, já que as flores geralmente se abrem nesse horário, quando há menos luz solar.
O cultivo correto para essa planta é a adubação com composto orgânico ou minhoca, e irrigar 3 vezes por semana, mas a regra muda de acordo com a incidência do sol.
Azaleia
Ideal para aqueles que buscam por flores coloridas e gostam de jardinagem, essas plantas normalmente são muito resistentes, e é claro, muito bonitas!
Regue pela manhã, a planta precisa do dia inteiro para absorver a água e secar as folhas.
Orquídeas
As orquídeas utilizam nutrientes retirados de folhas mortas e água da chuva para sobreviver, mas para um bom cultivo, será necessário vasos com boa drenagem, boa ventilação, ou seja, quanto mais furos no vaso, melhor.
Bouganville
A planta é uma espécie de trepadeira, rústica, sendo necessário poucos cuidados para o seu cultivo. Jamais coloque água em excesso, principalmente na raiz, utilize um regador para ter controle sobre a quantidade de água inserida no vaso ou no solo.
Regar duas vezes por semana após os primeiros 45 dias, lembre-se, quanto mais sol, maior o número de flores.
Tumbergia Trepadeira
A Tumbérgia é um tipo de planta trepadeira muito utilizada para decorar o ambiente, suas flores são grandes e azuis. Cultive a planta no sol ou a meia sombra, com 4 horas diárias de sol, a planta precisa ser regada 3 vezes por semana.
Tagetes
As plantas aceitam solo seco e arenoso, porém, não aceitam solos muito úmidos. Os canteiros e vasos precisam de atenção especial para a drenagem.
A planta deve se manter posicionada em locais favoráveis ao sol, pois a espécie prefere o sol pleno. Não terá sucesso no plantio em climas frios ou época de geada, sua rega é moderada, no máximo três vezes por semana.
Calandiva
A planta nunca deve ficar exposta ao sol diretamente, a melhor maneira de ter as plantas em excelente estado é cultivar a planta utilizando floreiras, e terra boa com material orgânico. Regue uma vez por semana.
Hibisco
A flor é bem grande e possui um estambre, ela deve se manter protegida de ventos frios. O clima perfeito para ela é o tropical quando exposta ao sol.
Dália
A planta necessita de algumas horas de sol pleno diariamente, pois a luz abundante é fundamental para manter os cuidados com a espécie. Em regiões de clima quente, cultive-a em meia-sombra.
Mahonia Aquifolium
A planta cresce em florestas sombreadas e pode atingir até 1.8m em suas flores. Devem ser expostas meia-sombra em zonas temperadas, a espécie contém alcalóides, e foi utilizada por muitos séculos como planta medicinal.
Atualmente, estudos recentes mostram que na espécie existe uma grande promessa no tratamento da psoríase.
Columéia Batom
Seu cultivo geralmente é feito em vasos altos ou suspensos, para trazer destaque a sua bela ramagem pendente, e inclusive, permitir que os beija-flores acessem a planta. O cultivo ideal é feito em locais sombreados, solo bem drenado e matéria orgânica.
Caso o plantio ocorra em vasos, fique atento se a água escoa com facilidade, pois a retenção de água ao fundo do vaso pode prejudicar o seu desenvolvimento. O solo precisa ser leve e bem drenado, rico em matéria orgânica, e é claro, fértil.
Anthurium
O ideal é deixar o solo ou o vaso bem drenado, úmido e arejado. Os antúrios podem chegar a até 90 cm.
Seu cultivo deve ser feito em locais sombreados por arbustos ou árvores nos jardins, jamais deixe a espécie exposta sob luz solar direta.
Camarão (Justicia)
Seu desenvolvimento ocorre da melhor maneira quando plantado em sol pleno, porém, não é uma regra, pois a espécie é tolerante ao sombreamento. Climas quentes e úmidos são perfeitos para a espécie, contando com regas regulares e com o solo sempre úmido.
Agora que você já sabe como cultivar essas belezinhas, é hora de escolher a sua favorita e curtir a primavera!