Uma grande tendência para a decoração de interiores, o jardim vertical vem com a promessa de promover um ambiente aconchegante, agradável e próximo a natureza.
Conhecido como “parede verde“, o Jardim Vertical é uma técnica de jardinagem em que as plantas se desenvolvem em camadas e podem ser instaladas em paredes, cerca ou ate mesmo em espaços com vãos.
Estes jardins ajudam a aumentar a quantidade de espaço verde em áreas urbanas e também têm vários benefícios ambientais, como melhorar a qualidade do ar e aumentar a privacidade, integrando a natureza em edificações, o que permite sua utilização em áreas internas e externas.
Inove com decorações de plantas, flores e uma mistura de cores. Toda e qualquer superfície pode receber uma estrutura para o jardim vertical, como grandes edifícios, paredes em apartamentos, centros comerciais, inclusive, quando a arte fica muito grande, chamamos os jardins verticais de “parques verticais”
No conteúdo de hoje você vai conhecer tudo sobre os jardins verticais, seu funcionamento, vantagens, portanto, continue conosco e confira o manual completo sobre o assunto!
Como é feito o jardim vertical?
Existem diversas maneiras de criar o seu jardim vertical, desde opções mais elaboradas (que devem contar com profissionais especializados) até soluções simples e práticas.
Confira o passo a passo para instalar um jardim vertical
- Tenha em mãos os materiais necessários: Itens como vasos individuais, jardineiras, pá de jardinagem, substrato, tesoura de poda, etc.
- Escolha da parede ou superfície: Escolha uma parede ou superfície que tenha exposição solar adequada para as plantas escolhidas e que seja estruturalmente capaz de suportar o peso do jardim.
- Preparação da superfície: A superfície precisa ser limpa e preparada para a instalação. Se necessário, adicione uma estrutura de suporte para as plantas.
- Escolha das plantas: Escolha as plantas de acordo com as condições de luz, clima e espaço disponível.
- Instalação das plantas: As plantas são instaladas em vasos ou sacos de terra e penduradas na parede ou estrutura. É importante ter cuidado com o posicionamento das plantas para garantir a exposição solar adequada.
- Irrigação: Um sistema de irrigação precisa ser instalado para garantir que as plantas recebam água adequada. Isso pode incluir um sistema de rega por gotejamento ou pulverização.
- Manutenção: O jardim vertical precisa ser mantido regularmente, incluindo a rega, poda, fertilização e tratamento de pragas.
É possível instalar um sistema de irrigação automática para lhe dar maior conforto e segurança (principalmente em períodos de viagens longas, por exemplo), o que pode minimizar sua preocupação, já que as suas plantas serão irrigadas mesmo sem a necessidade de você estar lá fisicamente.
Tipos de jardim vertical
O jardim vertical vai muito além da estética, é necessário pensar em recursos que favorecem o ambiente em vários sentidos, como melhorar o bem-estar ao se manter próximo da natureza, e quebrar a monotonia cinza de grandes metrópoles e centros urbanos.
Buscando aquilo que há de mais sustentável para decoração e arquitetura, para incorporar essa tendência existem diversos tipos de jardins verticais, cada um com suas próprias características e necessidades. Alguns dos tipos mais comuns incluem:
Jardins verticais de plantas pendentes
São compostos por plantas que crescem para baixo, como as Peperômias.
Jardins verticais de plantas trepadeiras
São formados por plantas trepadeiras, como por exemplo as Heras.
Jardins verticais de suculentas
São compostos por suculentas e cactos, que precisam de pouca água e luz solar.
Jardins verticais de folhagens
São formados por plantas de folhagem, como ferns e schefflera.
Jardins verticais híbridos
São jardins verticais que combinam vários tipos de plantas e flores para criar uma paisagem diversificada.
Jardim Natural
Como já diz o nome, feito de plantas naturais conhecido como parede verde, geralmente conta com um sistema automatizado de irrigação.
Jardim preservado
As folhas naturais passam por um processo de desidratação, conservação e tingimento, o que permite sua duração indeterminada e facilidade com a manutenção.
Musgo Moss
O modelo utiliza uma planta preservada em formato multidimensional redondo, as espécies possuem uma aparência peculiar com origem no círculo Polar Ártico.
Independentemente do tipo escolhido, todos os jardins verticais precisam de cuidados, cada um com as suas especificidades.
Jardim vertical natural x artificial: Qual o melhor?
A escolha entre um jardim vertical natural ou artificial dependerá do objetivo de cada pessoa, bem como de suas preferências pessoais e das condições ambientais do local.
Jardins verticais naturais são compostos por plantas 100% naturais e são capazes de trazer diversos benefícios para o meio ambiente, como melhorias acústicas, térmicas, estéticas, entre várias outras.
No entanto, eles também requerem cuidados regulares, como rega e poda, e podem ser mais difíceis de manter em locais com condições adversas, como pouca luz solar por exemplo.
O jardim natural com mantas é uma técnica bastante recomendada, já que possibilita um ótimo desenvolvimento das plantas, enraizamento, configurando as condições ideais para o desenvolvimento das suas espécies.
Os jardins verticais naturais possuem inúmeros benefícios, como a contribuição energética para o espaço, manter um ar mais puro e saudável, reter poluentes e impurezas na atmosfera.
Além disso, exercem um papel super interessante no conforto térmico, protegendo a alta temperatura, o que permite ter acesso a um clima ameno durante o verão e o inverno.
Citamos os benefícios anteriores sem nem citar a beleza natural, mas vale lembrar que as plantas são uma grande riqueza nos dada pela natureza, que com certeza caem bem em inúmeros tipos de ambientes, pois tudo combina com plantas, além de trazer um aspecto de vida!
Jardins verticais artificiais, por outro lado, são feitos com materiais sintéticos.
Eles são ideais para pessoas com pouco tempo ou que não têm habilidades de jardinagem, ou para ambientes com condições adversas para o cultivo de plantas naturais.
Porém é muito importante salientar que eles não trazem os benefícios ambientais e psicológicos que os jardins verticais naturais proporcionam.
Benefícios do jardim vertical
Os jardins verticais trazem muitos benefícios, além de deixar o ambiente elegante e funcional, criando uma barreira acústica em seu entorno, a vegetação garante conforto térmico, filtra a poluição, e traz modernidade e bom gosto ao ambiente interno, externo, corporativo ou residencial.
Existem muitos benefícios de ter um jardim vertical, tanto para a paisagem quanto para a saúde e bem-estar, confira a seguir os principais benefícios:
- Melhoria da qualidade do ar: As plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, ajudando a melhorar a qualidade do ar.
- Aumento da biodiversidade: Jardins verticais hospedam uma variedade de plantas e insetos, aumentando a biodiversidade em áreas urbanas.
- Isolamento acústico: Jardins verticais absorvem o ruído, ajudando a criar um ambiente mais tranquilo.
- Estética: Jardins verticais são uma adição atraente e colorida a qualquer espaço, incluindo paredes, terraços e varandas.
- Redução do stress: Passar tempo ao ar livre, contemplando a natureza, pode ajudar a reduzir o stress e aumentar o bem-estar geral.
- Economia de espaço: Jardins verticais permitem que você aproveite o espaço vertical, sem ocupar muito espaço no solo.
- Controle da temperatura: As plantas ajudam a controlar a temperatura, mantendo o ambiente mais fresco no verão e mais quente no inverno.
- Jardins verticais maximizam espaços: Transforma algo vazio em um elemento agradável esteticamente, trazendo estímulos à criatividade.
Qual é o melhor tipo de jardim vertical para ambientes externos e internos?
Se você pensa em efetuar a instalação em uma área externa, é recomendável o jardim natural, já que oferece tudo o que as plantas precisam, como o desenvolvimento de forma saudável, circulação de ar e iluminação solar. Porém, em alguns casos específicos é possível utilizar uma parede verde em ambientes internos, desde que a planta tenha um contato mínimo de luz e circulação de ar.
Já em ambientes fechados, como empresas, recepções, shopping center, o mais indicado é o uso de um jardim vertical preservado, já que não há a necessidade de água e iluminação.
O melhor tipo de jardim vertical para ambientes externos e internos depende das condições ambientais do local, analise as opções:
Para ambientes externos
- Jardins verticais naturais: Este tipo de jardim é composto por plantas 100% naturais e é ideal para espaços ao ar livre que recebem luz solar.
- Jardins verticais de suporte: O modelo usa uma estrutura para sustentar as plantas, que podem ser cultivadas em condições adversas, como sombra ou vento forte.
- Jardins verticais em vasos: Composto por vasos de plantas suspensos, que podem ser pendurados em paredes ou varandas.
Para ambientes internos
Jardins verticais hidropônicos: Este tipo de jardim usa soluções de nutrientes e água para cultivar plantas em um ambiente controlado.
Como é realizada a manutenção de um jardim vertical natural?
As podas são o segredo para um jardim bonito, mas é importante saber o que tirar para estimular o crescimento saudável, o recomendável é uma poda periódica, dessa forma facilita a melhor distribuição dos nutrientes e consequentemente o desenvolvimento das suas plantas.
Contudo, é importante respeitar o espaço de cada espécie, sem permitir que outras plantas cresçam no meio da vegetação, isso pode ocasionar situações em que passarinhos acabam levando sementes de outras espécies para o jardim.
Outra etapa fundamental é a adubação, o que contribui para plantas saudáveis quando feita da maneira correta combinada a irrigação.
Inclusive, você pode optar por modelos diferentes de suportes e vasos, mas fique atento ao tempo de uso, pois devem ser trocados periodicamente.
Rega
É importante regar as plantas de acordo com as suas necessidades, sem deixá-las encharcadas ou secas. Algumas plantas precisam de mais água do que outras.
Adubação e poda
Fornecer nutrientes às plantas será fundamental, seja através de fertilizantes orgânicos ou sintéticos.
Inclusive, as plantas precisam de poda para controlar o seu tamanho e mantê-las saudáveis. É importante podá-las de maneira adequada para evitar danos.
Controle de pragas e limpeza
É importante monitorar o jardim por sinais de infestação de pragas ou doenças e tratar as plantas rapidamente, assim como manter o espaço limpo, removendo as folhas mortas, galhos secos e outros resíduos, com certeza deverá evitar a propagação de doenças e pragas.
Iluminação
Algumas plantas precisam de mais luz solar do que outras, por isso é importante considerar a quantidade de luz solar disponível no local antes de escolher as plantas para o seu jardim vertical.
A manutenção de um jardim vertical natural envolve rega, adubação, poda, controle de pragas, limpeza e iluminação adequada. É importante seguir as recomendações para o cuidado das plantas específicas escolhidas para o seu jardim.
Plantas mais utilizadas para o jardim vertical
Samambaias
Uma das plantas preferidas para jardim vertical, capaz de se adaptar e resistir a umidade, elas possuem um cultivo simples e fácil, cobrem a área e não prosperam sob o sol pleno.
Jibóia
Capaz de tolerar pouca luz ou luz forte, uma das plantas mais clássicas do interior, a planta indulgente tolera rega ou períodos de seca, assim como solos ricos ou pobres, alcalinos ou ácidos e ambientes neutros.
Bromélias
Ideais para jardins verticais, já que precisam de pouco espaço para crescer e possuem raízes superficiais.
Suculentas Sempervivum
A planta acostumada a ganhar vida entre rochas e fendas, a suculenta é bastante resistente, e como seu nome em latim sugere, “sempre vivendo”.
Lambari-roxo
Quer um jardim vertical cheio de vida e cores? Essa é a planta perfeita, a planta é excelente para locais de sombra ou meia-sombra, inclusive, as folhas são muito decorativas.
Chifre-de-veado
A planta também é uma samambaia, mas com um formato diferente. O chifre-de-veado cresce em ambientes de meia-sombra com muita umidade, sendo uma planta robusta e super interessante para o uso em jardins verticais.
Singônio
Uma planta versátil, o que torna a escolha ótima. O singônio sobe bem nas paredes e se desenvolve em sol ou sombra.
Aspargo alfinete
Planta de fácil cultivo, tolera muito bem o sol direto. ótima opção para jardins verticais, sua folhagem chama bastante atenção além dos seus frutos vermelhos e flores.
Costela-de-Adão
Tropicais e charmosas, as costelas-de-adão são plantas que ficam perfeitas no jardim vertical, raramente produzem frutos e flores, principalmente quando mantidas em área interna.
Qual é o tempo de vida de um jardim vertical?
Não há um tempo determinado sobre a vida de um jardim vertical, pois depende de uma série de fatores, incluindo o tipo de plantas usadas, as condições climáticas, a qualidade do solo e a frequência de cuidados.
Algumas plantas comuns em jardins verticais, como samambaias e heras, podem viver por anos se receberem os cuidados adequados, já que estão sujeitas a doenças, pragas, mudanças climáticas.
A melhor maneira de prolongar a vida de um jardim vertical é garantir que as plantas recebam as condições ideais de luz, solo, água e temperatura, assim como realizar inspeções regulares e remover as plantas mortas ou doentes para evitar a propagação de doenças para o resto do jardim.
Abrir mão dos cuidados básicos com certeza compromete não só a qualidade como também a beleza do jardim vertical, a médio prazo, as plantas terão problemas irreversíveis e precisarão ser substituídas. Além de gerar custo adicional, não é ecologicamente correto.
Como o sistema de irrigação automática favorece o jardim vertical?
Um sistema de irrigação automática possibilita realizar as programações para as regas, com uma irrigação inteligente.
Substituir o trabalho manual significa economizar tempo e atender a necessidade de todas as espécies da forma mais adequada possível.
Principais benefícios de um sistema automático de irrigação:
- Evitar o excesso de rega
- Rega consistente
- Economizar tempo
- Poupar água
Uma solução conveniente e fácil de usar para quem tem um jardim vertical e quer mantê-lo saudável e vibrante.
Os jardins verticais promovem um ambiente super agradável, capazes de modificar a decoração e deixar o local relaxante e aconchegante. Inclusive, são muito fáceis de instalar, já que os painéis podem ser montados dentro de casa.
Ficou com vontade de ter um jardim vertical ou um quadro vivo e não sabe como fazer? Não se preocupe! Nós somos a melhor solução em jardins verticais de Belo Horizonte! Contamos com um time multidisciplinar de engenheiros e paisagistas que são APAIXONADOS pela natureza e inovação.
O nosso propósito é te proporcionar um contato maior com a natureza, através das paredes verdes, que vão muito além do que um produto decorativo, mas que são capazes de te garantir um maior conforto e bem-estar.
Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!