Prática essencial no dia a dia do paisagista, a poda merece sua devida importância! Entenda os motivos!
Não praticar o ato da poda pode trazer alguns prejuízos futuros para as plantas, causando pragas e bichos, além disso, sua execução inadequada é capaz de impedir o crescimento e sobrevivência da planta.
No tema de hoje selecionamos dicas super importantes sobre a poda, entenda sua necessidade.
Por que devemos podar?
Confira porque é tão importante podar suas plantas.
Visual
É claro que um dos objetivos da poda é melhorar a estética da planta, ela serve para guiar
o crescimento dos galhos e arbustos, inclusive para inibir brotações laterais, ou guiar o crescimento da maneira que deseja.
Limpeza
Nesse quesito o ponto principal é a manutenção, que deve ser percebida e analisada como algo de valor pelos clientes, inclusive, é essencial para manter um jardim bonito, saudável, sem atrapalhar o crescimento das plantas, evitando danos e pragas.
Segurança
Para nós, profissionais do jardim, precisamos ter muita atenção em observar o conhecimento e técnica aplicada na remoção de partes que podem colocar a área da planta em risco, como danos por pragas ou galhos podres.
Na prática
Quando feita da maneira correta, a poda é a ferramenta adequada para criar condições melhores para o processo de compatibilização da área em que ocorrer os cortes, ela precisa cicatrizar de modo natural, sem manter a planta aberta, pois isso pode causar prejuízos e transtornos ao jardineiro.
Para todos os tipos de poda é praticada a mesma técnica, respeitando a crista e o colar, tamanho dos ramos, e realizando a poda em três cortes. Podemos direcionar a queda do ramo de acordo com o posicionamento do primeiro e segundo corte, é claro, tendo o auxílio de cordas.
Além disso, respeite o estado fenológico da planta (esfoliamento, floração, repouso, frutificação), escolha o período certo para efetuar a poda. Inclusive, na primavera as plantas se recuperam com mais qualidade, já no inverno a recuperação é lenta, o que não é indicado.
Uma dica essencial é observar os ipês, essas árvores possuem repouso-falso, acabam florescendo quando perdem as folhas, o que significa que não é recomendado podar neste momento.
Finalização da poda
Após finalizar a poda da maneira correta, o último passo é utilizar o selante, ele possui poder sobre a cicatrização, protegendo o local de corte e auxiliando no processo de cicatrização, seu uso traz alguns benefícios, como:
- Impermeável
- Resistente a chuva e sol
- Fácil aplicação
- Secagem rápida
- Para todas as plantas
- Não possui período de carência após aplicação
Os paisagistas sabem que um jardim bonito é um jardim bem cuidado, então, aproveite as dicas!
Fique ligado no blog da 180 Engenharia para mais conteúdos como esse.