Os jardins verticais trazem vida e beleza a qualquer ambiente, inclusive, seu uso remete a conexão do homem com a natureza.
Preparar um jardim vertical é muito mais que criar um projeto estético, bonito e elegante, o recurso é capaz de fortalecer o espaço em vários motivos, a decoração é apenas um dos efeitos, mas com certeza um local com mais cor e vida, pode quebrar a monotonia cinza de alguns locais, como os centros urbanos.
Utilizar o jardim vertical em projetos é promover a sustentabilidade em arquitetura e decoração, o que torna o uso ainda mais atrativo, seja para empreendimentos, residências, home office, etc.
No tópico de hoje você vai descobrir 10 vantagens extraordinárias que o jardim vertical permite ao inseri-lo em um projeto!
Um jardim vertical pode aproveitar espaços de maneira sustentável
Tanto para uma reforma ou nova decoração, a prática permite aproveitar os espaços de uma forma inteligente, como preencher áreas desvalorizadas que podem virar destaque, e não se preocupe, pois o resultado é benéfico tanto com plantas simples até as mais exuberantes.
O projeto pode ser planejado para um ambiente que já existe, como um acréscimo ao local, para renovar o ambiente.
Ajuda a amenizar a temperatura do ambiente
As plantas servem para tornar o ambiente mais aconchegante, e também reduzem a temperatura por atenuar o efeito de raios solares. Além disso, elas servem de filtro contra vento, o benefício disso é a redução de poeira nos espaços, diminuindo a sensação de “vento quente ou gelado”.
Seu uso permite manter um clima mais agradável, é de se pensar até em eliminar o uso de ventiladores e ar-condicionado, ou seja, ajuda a diminuir a conta de energia elétrica.
Pode ser aplicado em qualquer espaço
O projeto é tão viável que pode ser feito até em espaços que não possuem parede. Para esses locais geralmente o projeto conta com escadas, móveis, estruturas de madeira ou aço para a criação do seu jardim vertical.
Independente do tamanho do ambiente, sendo pequeno ou grande, os jardins verticais otimizam o seu espaço.
Ajuda no isolamento acústico
As plantas são capazes de absorver parte de ruídos e ondas sonoras, nesse caso, quanto mais espécies e plantas o seu jardim tiver, maior a capacidade de reduzir barulhos externos.
É claro que isso não significa que elas têm o efeito de paredes revestidas com espuma, lã de vidro, placas acústicas, mas amenizam consideravelmente o barulho.
Favorece a umidade do ar
Elas aumentam a umidade do ar, é como se devolvessem parte da água inserida das regas e das chuvas ao meio ambiente. Lugares fechados tornam-se mais frescos, e a família agradece, pois isso pode diminuir ardência nos olhos, tosse, espirros e a sede constante.
Melhora a qualidade do ar
Todos os dias as plantas realizam a sua fotossíntese, e esse motivo natural favorece a qualidade do ar onde elas são inseridas, consideravelmente. Não é à toa que quando visitamos parques ou áreas repletas de plantas que sentimos o lugar mais leve, “mais puro”.
Requer poucos cuidados
Os projetos paisagísticos de jardins verticais são desenvolvidos levando-se em conta as características do ambiente onde eles serão inseridos, principalmente no que diz respeito à luminosidade e circulação de ar.
Segue abaixo algumas espécies que são bastante utilizadas em Jardins Verticais:
- Peperômia Scandens;
- Hera Verde;
- Samambaias;
- Filodendro Brasil;
- Singônio;
- Russélia;
- Lambari Roxo;
- Jiboia.
Alguns cuidados são necessários, inclusive sugerimos que eles sejam acompanhados periodicamente, apesar de ser uma rotina muito simples e prazerosa de ser feita. Alguns projetos contam ainda com sistemas de irrigação automatizados, e falando nisso, nós somos especialistas.
Dá mais vida ao espaço
Além das plantinhas serem seres vivos, suas cores, aromas, formatos e peculiaridades trazem grande vitalidade ao ambiente. Quanto a isso, sobram modelos e tipos de plantas para decorar um jardim vertical.
Ajuda na produtividade
As plantas possuem grande vivacidade, então elas geram uma sensação maravilhosa de bem-estar, sendo completamente benéfico tê-las em qualquer ambiente. Elas promovem o bem-estar e a saúde.
Protege a parede
A proteção ocorre principalmente em grandes fachadas, onde a planta auxilia em preservar o espaço contra ações do clima (sol, chuva), evitando perda de pintura ou danos no acabamento de suas paredes.
Após conhecer as principais vantagens de aplicar um jardim vertical em projetos, ficou muito mais fácil inserir as plantas em projetos de arquitetura e decoração, não é mesmo?
Seja em projetos clássicos, rústicos, futuristas, desfrute dos estilos e da criatividade para desenvolver esse recurso sustentável.
A 180 Sustentável Engenharia já é considerada referência no mercado de Jardins Verticais, e conta com uma equipe multidisciplinar de engenheiros e paisagistas, que realizam projetos totalmente personalizados, pensados para o seu conforto e bem estar.
Quer conhecer mais sobre a 180 Sustentável Engenharia? Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou através do e-mail contato@180engenharia.com.br.
O que achou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e envie para os seus amigos!