Solução sustentável e de pouca manutenção, uma “floresta” de vantagens
Além de contar com propriedades de impermeabilização na laje, o sistema contribui esteticamente com a cidade, a tecnologia agregou muito em relação ao conforto térmico e acústico, inclusive, o sistema já possui versões sofisticadas que utilizam água da chuva para reutilização.
Além disso, o seu uso valoriza espaços inutilizados, ameniza problemas urbanos (diminui a poluição e purifica o ar) e complementa o paisagismo da cidade, sem contar que a vegetação é capaz de armazenar a água da chuva, ou seja, uma tecnologia altamente sustentável.
O telhado verde possui inúmeras vantagens, e no tópico de hoje vamos aprender juntos sobre a prática e suas vantagens, continue sua leitura.
O que é Telhado Verde?
O telhado verde é um teto ecológico com cobertura de plantas, e atualmente vem conquistando muito espaço nas construções. Sua composição é feita por vegetação, e deve ser feita por um profissional de alta qualidade no assunto, já que é necessário saber aplicar as técnicas de plantio e impermeabilização.
A solução verde é incrível, pois deixa o ambiente mais bonito e otimiza o seu espaço, a alternativa sustentável é garantia de bem-estar e economia financeira, sendo necessário para sua manutenção apenas recursos naturais.
Sentimos no bolso os benefícios de uma solução sustentável, além de contribuir com a cidade elas são capazes de diminuir os gastos com refrigeração, já que o sistema conta com solução termoacústica que exclui ruídos externos, saída e entrada de calor, permitindo um ambiente com boa temperatura.
Ao utilizar o modelo sustentável, você pode aproveitar melhor a luz do sol, e ter mais frescor na parte interna da casa.
Antes de aplicar a prática, precisamos pensar que não são todas as edificações que podem receber o telhado verde, ou seja, o profissional precisa fazer uma análise da resistência da laje e impermeabilização das raízes.
Como é feito o Telhado Verde
Sua aplicação é feita a partir da estrutura montada sobre a laje, que antes precisa ser impermeabilizada para receber o telhado verde, para instalar o reservatório que armazena água da chuva, dependendo da instalação pode possuir um ou mais recipientes, sendo encaixados na elevação do piso.
Na parte do piso é utilizado uma camada de argila e a manta geotêxtil, a função é filtrar para que os resíduos não ultrapassem para o lado de baixo, visando manter resíduos no interior do reservatório.
Logo após tudo isso, podemos fazer a instalação da vegetação, essas plantas devem ser mantidas acima do nível da água para não encharcar.
Lembre-se, a terra é pesada, e não deve ser aplicada diretamente na laje, já que em períodos de chuva aumenta ainda mais o peso da terra, o que deve comprometer a estrutura.
Separamos por etapas como é feito o Telhado verde, ele é composto por seis camadas com o objetivo de garantir a integridade do telhado, as seis etapas são:
1. Impermeabilização
Feita a limpeza da laje, é feita a fixação com solda específica, manta de PVC em toda extensão, para evitar infiltrações.
2. Água
No início é necessário 45 dias de irrigação para fazer uma lâmina de água de 5cm ou 50 litros por m² sobre a laje. Feito isso, o reservatório se mantém cheio pelas chuvas, sendo feita drenagem de excessos a uma calha.
3. Módulos
Na parte de cima da lâmina de água é feito o encaixe da grelha de plástico, o que separa o líquido. Esses módulos precisam ter 7cm de altura.
4. Membrana
Feita de material reciclado TNT, sendo uma espécie de cobertor capaz de proteger a grelha. Essa pele de TNT possibilita que as raízes cheguem à água e formem uma teia, o que evita perder substrato no reservatório.
5. Substrato
Sobre a película de absorção, o composto orgânico começa com 3,5 cm, mas para vegetações como arbustos e árvores, a espessura deve ser maior.
6. Plantio
É possível utilizar no telhado verde arbustos, grama e árvores baixas (que devem variar de acordo com a estrutura) ou vegetação capaz de receber alta incidência solar. Plantas nativas são ótimas escolhas para o ecotelhado, levando em consideração o clima.
Especificação
É necessário considerar o índice pluviométrico da região da instalação, pois a quantidade de chuva deve determinar se é necessário instalar ou não um sistema auxiliar de irrigação. Não existem espécies específicas de plantas para utilizar nesse sistema, mas órgãos certificadores pedem que seja instalada uma vegetação nativa.
Não tente plantar árvores em lajes frágeis.
Para aplicar a solução em prédios novos, o engenheiro deve calcular o excedente de peso e dimensionar a laje para suportar. Sistemas mais completos podem armazenar até 200 litros de água por m2 e pesam em torno de 350 kg por m2.
Construções antigas também podem utilizar o telhado ecológico, sendo necessário realizar um estudo técnico da estrutura e definir o peso máximo que a laje pode suportar. A partir disso, o profissional deve optar por um produto de acordo com as características da edificação.
QUALIDADE
O sistema não conta com normas técnicas que permitam medir sua qualificação, mas já existe um projeto de norma encaminhado à ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas), onde foi aceita a sugestão e a comissão deve elaborar os próximos passos para a implementação.
MANUTENÇÃO
O sistema exige pouca manutenção, devemos nos manter atentos ao tratamento da vegetação, que é o mesmo cuidado de quem tem um jardim. Alguns sistemas mais elaborados demandam uma carga maior de manutenção, mas também temos a opção de um jardim mais natural, que não deve contar com muita interferência do homem.
Em períodos de seca algumas plantas podem morrer, mas esse fato pode ser evitado com uma irrigação feita da maneira correta.
Vantagens e benefícios
Os benefícios estão diretamente ligados à natureza, são eles:
- Diminuição da poluição
- Aumento na Qualidade do ar
- Mais retenção da água das chuvas
- Redução de enchentes
- Diminui a poluição das águas
- Aumento significativo da biodiversidade
Além de ser um sistema completamente sustentável, ele não sofre por ficar exposto ao clima.
Telhas e concretos se degradam com o passar do tempo e também aumentam a temperatura do ambiente, já os telhados ecológicos resolvem os dois problemas, já que possuem conforto térmico e impermeabilização. A vegetação na laje regula a temperatura através da evapotranspiração, conhecida por ser uma reação biológica semelhante ao suor dos animais.
Uma das grandes dúvidas de consumidores e profissionais é se o ecotelhado pode causar infiltração na laje, então fique tranquilo, pois a informação não procede.
O sistema é conhecido por uma solução que exige impermeabilização, o que extermina infiltrações.
Segundo informações do presidente da ATV Brasil, ao analisar o custo-benefício do telhado verde em relação a soluções convencionais, a opção é a melhor escolha, pois garante isolamento térmico, e ao comparar a um telhado de qualidade, o investimento para solução verde no geral é ainda menor.
Descubra essa e outras práticas sustentáveis no Site da 180 Engenharia.
Gostou do tema? Nós contamos com profissionais especialistas e qualificados para o desenvolvimento de um projeto completo e duradouro, capaz de embelezar sua residência ou empresa e contribuir com a natureza através de uma tecnologia sustentável.
Conte conosco e siga-nos nas Redes Sociais.