Confira quais são as espécies de plantas mais adequadas para plantar e cultivar em cada estação do ano
Você, que ama flores e plantas, sabe qual estação do ano é mais adequada para cada tipo de planta para o seu jardim, horta ou pomar?
Essa é uma dúvida super comum, já que cada período do ano tem suas características, gerando uma grande influência na saúde e desenvolvimento das plantas, desde a germinação das sementes, até a produção de folhas, flores ou frutos.
Não faltam opções de flores e plantas que podem ser cultivadas, e ao saber qual é a melhor para cada estação do seu plantio, as chances de você ter um jardim muito mais colorido e duradouro, serão muito maiores.
Para te ajudar melhor a entender sobre esse assunto, a 180° Engenharia Sustentável listou diversas ideias de plantios para cada estação do ano.
Confira!
Plantas para cada estação do ano
Para garantir um melhor desenvolvimento das espécies, o ideal é que elas aproveitem ao máximo as características de cada estação do ano, como a incidência da luz, a umidade e, principalmente, o clima. Com isso, será possível evitar perdas em seu jardim, horta ou pomar.
Ao pesquisar sobre as plantas mais adequadas para cada época do ano, será mais fácil cultivar as espécies, deixando o seu jardim mais bonito e colaborando para o desenvolvimento das suas verdinhas.
Em estações propícias, é possível atrair polinizadores nas plantas saudáveis, deixando o seu jardim um habitat natural para os insetos.
Sendo assim, analise muito bem quais plantas pretende plantar, verificando qual delas tem uma melhor adaptação e desenvolvimento perante às temperaturas da estação.
Outro fator importante é conhecer sobre as espécies, para descobrir se elas estão sendo plantadas em uma estação que seja favorável para suas flores ou folhagens.
Uma dica muito importante é não confundir o período de plantio com o período de florescimento ou frutificação. Isso é fundamental na hora de escolher as espécies e semear as hortaliças e flores.
Primavera
Sendo conhecida como a estação das flores, por conta do maior florescimento das plantas durante esse período, a primavera é uma época propícia para um maior crescimento das plantas e aparição de polinizadores com mais frequência.
Algumas espécies ideais para a primavera são:
Buxo
Super utilizado como cerca viva, essa planta ornamental destaca-se pela beleza de suas folhagens. É considerado clássico em decorações externas e internas da casa, podendo alcançar entre 2 a 8 metros de altura.
Reprodução: MaYcaL
Lâmia
É uma herbácea rasteira, que, somente na primavera, apresenta flores lindas e coloridas, com um crescimento mais rápido. Sendo adequada a áreas com pouca umidade e sombra peneirada.
Geralmente é cultivada como planta pendente, em vasos e jardineiras.
Reprodução: Flores e Folhagens
Begônia
Com diversas espécies e variedades de begônia, é muito conhecida pela beleza de suas folhas e flores, também super utilizada em jardins, já que tem um fácil cultivo.
Com suas folhagens vermelhas ou verdes, a begônia proporciona uma decoração elegante e original, podendo ser utilizada em vasos decorativos e cultivada em jardins.
Reprodução: gyro
Petúnias
Super procuradas para compor a decoração de vasos, jardins e jardineiras, as flores de petúnia são super tolerantes ao calor e garantem maior facilidade em seu cultivo e propagação.
Podem ser cultivadas em áreas internas ou áreas externas, não exigindo tantos cuidados. É recomendado somente que fiquem em meia sombra, solo levemente úmido e terra com boa estrutura de drenagem.
Reprodução: kitty45
Lírios
Com uma grande possibilidade de compor buquês e arranjos, o lírio é uma das flores mais conhecidas e queridinhas por apaixonados por plantas.
Um dos principais cuidados é a poda, que deve ser feita durante seu período de floração. Além disso, o lírio precisa de bastante iluminação, porém não deve ficar diretamente exposto ao sol, mas sim em locais de meia sombra.
Reprodução: anastassiyavinogradova
Existem diversas outras plantas para cultivar nessa estação do ano. Veja abaixo:
Verão
Como é a estação do ano que tem temperaturas mais elevadas e o sol tem mais intensidade, as plantas, e principalmente as flores tendem a se adaptar bem aos raios solares, que são extremamente importantes para seu desenvolvimento.
Além disso, as flores são mais resistentes ao calor, também tendo maior presença dos polinizadores e maior durabilidade em consequência da atividade fotossintética.
Algumas espécies ideais para o verão são:
Bico-de-papagaio
Por ser muito utilizado na época do Natal, a flor bico-de-papagaio é conhecida como a Flor do Natal, já que possui folhas vermelhas e delicadas.
No entanto, é preciso ter atenção com a planta, já que ela pode provocar irritabilidade em contato com a pele, por conter um látex irritante.
Para um crescimento saudável, o ideal é cultivar o bico-de-papagaio em vasos, que devem ser drenados através de manta bidin, argila expandida, brita, entre outros.
Reprodução: rick734’s Images
Margaridas
Sendo consideradas uma das flores mais populares e delicadas, as margaridas são muito utilizadas em áreas externas, podendo espalhar-se em várias quantidades no canteiro do jardim. Também é possível cultivá-las em locais internos, em vasos ou floreiras.
Mesmo que adaptem-se em diferentes tipos de solo, o ideal é evitar solos muito úmidos, já que eles dificultam a germinação das sementes das margaridas. Um dos cuidados essenciais, é deixá-las em locais mais iluminados, preferencialmente com luzes naturais, como o sol.
Reprodução: pixelshot
Amor-agarradinho
Com flores em formato de coração, o amor-agarradinho garante um aspecto romântico e delicado, que se forma principalmente na primavera ou no verão.
O amor-agarradinho possui fácil adaptação em suportes, como cercas, caramanchões e arcos. Seu cultivo deve ser em solo fértil com matéria orgânica e em pleno sol.
Reprodução: kampol Jongmeesuk
Flor-de-cone
Muito florífera e perene, a flor-de-cone é super conhecida por suas qualidades medicinais e efeito ornamental. Sua floração de longa duração ocorre principalmente no verão, e garantem jardins mais sofisticados e alegres, sendo possível misturá-las com outras espécies de plantas.
Sendo super fácil de cuidar, a flor-de-cone tem uma maior durabilidade, e são ideais para usar em bouquets e arranjos florais.
O ideal é cultivá-la em sol pleno e solos drenáveis com matéria orgânica, sendo irrigados de forma regular, sem encharcamentos.
Reprodução: aleroy4
Zínias
Apresentando uma grande variedade de tamanhos, formatos e cores, as Zínias podem ser plantadas em jardins, floreiras ou vasos.
Sendo super tolerantes ao solo, essas plantas devem ser bem drenadas, em solo fértil e rico em matéria orgânica.
Além disso, o ideal é que sejam expostos em locais com luz solar direta algumas horas por dia, principalmente em lugares abertos.
Reprodução: pundapanda
Gerânio
Destacando-se pela beleza de seus arbustos perfumados e pétalas com tons de rosa, vermelho e branco, o gerânio é uma flor que possui propriedades medicinais e possui alta tolerância ao clima tropical, no entanto, adapta-se melhor em temperaturas amenas.
Mesmo que resistam bem ao calor, o indicado é redobrar os cuidados nesses períodos quando se fala em rega. Fique de olho na temperatura do ambiente, que caso esteja mais úmido, reduza as regas pela metade para evitar o aparecimento de doenças ocasionadas por bactérias e fungos.
Reprodução: Aurélie Le Moigne
Existem diversas outras plantas para cultivar nessa estação do ano. Veja abaixo:
Outono
Uma das principais características do outono é o cuidado com o cultivo de plantas e jardins, já que, durante essa época é fundamental a poda de limpeza e a redução da frequência das regas.
Mesmo que poucas espécies conseguem florescer no outono, acabam surgindo várias espécies de frutíferas, flores e hortaliças.
Algumas espécies ideais para o outono são:
Capuchinhas
As capuchinhas são plantas rasteiras, que têm grande facilidade para espalharem-se, e necessitam de um canteiro separado, necessitando de luz solar.
O indicado é que, caso seja plantada em vaso, o ideal é que seja utilizado uma bacia grande para facilitar que a planta se espalhe.
Embora muitos não saibam, as capuchinhas estão no rol de plantas medicinais e podem ser comestíveis, já que possuem diversos benefícios, como a vitamina C.
Reprodução: as3d
Onze-horas
Com mais de 100 espécies que remetem à pequenas rosas, a flor onze-horas é super popular no Brasil e caiu no gosto de quem ama plantas.
O ideal é utilizar essa espécie em bordas de canteiros, principalmente em jardins rochosos.
A durabilidade das onze-horas é de até 12 meses, e tem preferência por sol ou até mesmo em meia sombra, com solo composto de areia e terra, mais compostos orgânicos a cada três meses.
Reprodução: RPFerreira
Girassol
Uma das plantas mais conhecidas e muito utilizadas no outono, além de combinarem bastante com o clima, os girassóis podem florescer ainda mais, desde que sejam cultivados de forma adequada.
Com pétalas delicadas e grandiosas, essa espécie tem grande resistência a baixas temperaturas e à seca.
Reprodução: annakhomulo
Dálias
Com um maior desenvolvimento no outono, as Dálias produzem lindas e volumosas flores, que fazem muito sucesso nos projetos paisagísticos.
Super versáteis, é possível cultivá-las em ambientes fechados, canteiros ou até mesmo em recipientes mais compactos.
O ideal é que as dálias fiquem expostas em solo drenado e local que receba bastante iluminação natural. No entanto, quando se fala em manutenção, essa espécie é pouco exigente.
Reprodução: Juergen Schonnop
Campânulas
Também conhecidas como flor-de-sino, as campânulas são perfeitas para cultivar durante o outono, já que elas não toleram altas temperaturas e luz solar direta.
Com mais de 400 espécies, o ideal é que essas flores sejam plantadas em vasos para terem uma maior durabilidade, embora seja um pouco mais difícil mantê-las vivas após sua floração.
Reprodução: jonnysek
Quaresmeira
Com uma altura que varia entre 8-12 m e 30-40cm de diâmetro, a Quaresmeira é uma árvore com belas flores de coloração roxa, também com grande variedade de espécies com flores róseas.
Florescem de março a junho e de setembro a dezembro, e toleram várias temperaturas, desde as mais amenas, até as mais elevadas.
Reprodução: casa e construção
Existem diversas outras plantas para cultivar nessa estação do ano. Veja abaixo:
Inverno
Embora não seja uma época tão adepta à jardins, é possível sim cultivar plantas no inverno, desde que existam cuidados adequados, principalmente com as espécies menos tolerantes à baixas temperaturas, que podem ser prejudicadas por geadas, chuvas excessivas e ventos fortes.
O inverno é perfeito para plantio de sementes de hortaliças, flores e frutíferas. Você sabia?
Sendo assim, existem sim algumas espécies que têm maior adaptação ao inverno, desenvolvendo-se melhor longe de raios solares, sendo resistente à baixas temperaturas, veja quais são elas:
Azaléias
A azaléia é muito conhecida como a flor do inverno, já que floresce nos meses desta estação, tendo resistência a baixas temperaturas e umidade.
Também uma das queridinhas entre os jardineiros e decoradores, as azaleias são grandes aliadas de decorações, por terem pétalas com cores vibrantes e formato delicado.
É possível plantá-las em jardins, canteiros ou vasos, necessitando de pelo menos quatro horas de sol por dia. Para um maior desenvolvimento, o indicado é que fiquem protegidas do vento.
Reprodução: Dmitry_Evs
Camélias
Super conhecidas por sua beleza e elegância, as camélias têm alta resistência à temperaturas secas e elevadas, garantindo mais de 200 espécies, com diferentes cores, formatos e tamanhos.
É muito comum vermos as camélias sendo cultivadas em ornamentação de jardins, podendo servir como decoração em qualquer espaço verde ou até mesmo em ambientes internos.
As camélias se adaptam melhor em locais de meia sombra e protegidas do vento.
Reprodução: MIMOHE
Ipê-rosa
Uma das árvores mais belas, o Ipê-rosa é coberto de flores rosas e forma de trompete. É super utilizada em projetos paisagísticos urbanos, garantindo maior porte e elegância para qualquer ambiente.
Além disso, oferece sombra fresca em dias mais quentes, com sua copa cheia e piramidal.
Não exige tanto cuidado, é resistente à seca e necessita de boa irrigação durante o primeiro ano de implantação.
Reprodução: pablo_rodriguez_merkel
Cerejeira-do-japão
A cerejeira-do-japão é uma árvore ornamental, que é frequentemente usada por paisagistas para proporcionar um ambiente alegre e decorado, com suas tonalidades que vão mudando no decorrer dos meses.
Além disso, o seu cultivo é super fácil, não necessita de podas, somente a remoção de ramos doentes.
É possível cultivá-la em meia sombra ou sol pleno, solo fértil e bem drenável, com matéria orgânica. Suporte bem a geada, o frio e períodos curtos de estiagem.
Reprodução: worakit_
Marmelinho de jardim
O marmelinho de jardim inicia sua floração no inverno, fazendo com que qualquer jardim fique destacado durante essa estação, já que a maioria das plantas encontram-se em período de repouso.
Com diversas tonalidades, as flores podem ser encontradas em rosa, vermelho, branco e limão, podendo ser utilizadas como cerca-viva ou em renques junto a muros.
Uma curiosidade é que podem ser utilizadas em licores, compotas, geleias e marmeladas.
O cultivo deve ser feito em solo fértil, bem drenado com preparação com esterco de curral, farinha de ossos e húmus de minhoca, sob sol pleno. Essa espécie tolera solo seco, e a rega deve ser feita somente nos primeiros meses de implantação.
Reprodução: flores e folhagens
Existem diversas outras plantas para cultivar nessa estação do ano. Veja abaixo:
Você já cultivava alguma dessas plantas?
Mesmo existindo uma grande variedade de espécies, respeite sempre os limites de seu cultivo, mesmo que as estações favoreçam o crescimento das plantas, não deixe de pesquisar quais são os devidos cuidados a serem tomados em seu cultivo.
Por isso, é fundamental conhecer as peculiaridades das estações antes de escolher qual espécie é mais adequada para cultivar em uma determinada época.
Leia mais artigos:
- Quadro Vivo: O que é?
- 10 vantagens de ter um jardim vertical em casa
- Como fazer um Jardim Vertical Natural?
Assista os nossos vídeos