Essa tendência que veio para ficar, caiu no gosto de paisagistas e pessoas que desejam ter um toque de natureza dentro de suas residências ou empresas. O quadro vivo pode ser perfeito para espaços compactos e também para incrementar a decoração de uma sala, varanda e até para o escritório, por exemplo.
Super versáteis e adaptáveis a qualquer ambiente, os quadros vivos, como já diz o próprio nome, são quadros com plantas naturais, que podem ser instalados em ambientes internos e externos, oferecendo diversas possibilidades de decoração.
Entenda mais neste conteúdo que a 180 Engenharia Sustentável preparou para você sobre como o quadro vivo pode dar um toque especial na sua casa ou escritório!
O que é Quadro Vivo?
O sistema de irrigação é semi automático, que possibilita que você consiga fazer o abastecimento no ponto superior, sendo automaticamente distribuído para todas as plantas, sendo o excesso armazenado na calha inferior, que pode ser esgotada de tempos em tempos pelo usuário.
O Quadro Vivo pode ser fixado em qualquer parede e ser emoldurado de acordo com a sua preferência, proporcionando um conceito mais elegante e compacto de parede verde tradicional, como o jardim vertical, por exemplo.
É possível utilizá-lo em qualquer tipo de espaço, seja decorando sua varanda, sala de jantar, sala de estar, entre outros.
O melhor de tudo é que a instalação do quadro vivo é super prática, sem necessidade de impermeabilização da parede, drenagem ou ponto de hidráulica.
Sendo assim, os quadros vivos são grandes aliados quando o assunto é transformar ambientes em lugares mais sofisticados e verdes.
Como funciona o Quadro Vivo?
O Quadro Vivo é uma peça móvel de Jardim Vertical, que possibilita diversas composições de plantas naturais, que devem ser escolhidas de acordo com as características do seu ambiente, principalmente no que diz respeito à luminosidade e circulação de ar.
Com uma alta tecnologia, o abastecimento das plantas ocorre de forma integral em um único local, facilitando a retirada da água em excesso e garantindo uma longevidade das verdinhas.
Você ama plantas, mas tem receio de cultivá-las por ter pouco espaço em casa? O quadro vivo é uma ótima alternativa que vai muito além das tradicionais propostas de decoração, além de ter um ótimo custo benefício!
Benefícios do Quadro Vivo
Além de não necessitar de pontos de hidráulica, pontos de drenagem e evitar riscos de infiltração, o quadro vivo tem vários outros benefícios. Veja alguns deles na imagem abaixo.
Como você pode perceber, o quadro vivo oferece grandes alternativas de estilos de decorações, desde algo mais discreto, com uma moldura menor, até algo mais chamativo, com uma moldura maior e mais extensa.
Quais plantas podem ser utilizadas?
Algumas das plantas que podem ser utilizadas no quadro vivo são:
- Hera Verde;
- Lambari Roxo;
- Ipoema Verde;
- Jiboia;
- Peperômia Scandens;
- Guaimbê;
- Cissus;
- Samambaias;
- Entre outros.
Cada planta possui suas especificidades e são escolhidas de acordo com as características de cada ambiente, podendo ser classificados como: sol pleno, meia-sombra e sombra.
Qual a diferença entre quadro vivo e jardim vertical?
Quando falamos em quadro vivo e jardim vertical ainda nos deparamos com algumas dúvidas, já que muitas pessoas acabam confundindo essas duas técnicas de paisagismo.
Mas, de antemão, já podemos afirmar que: ambas são incríveis e só agregam para qualquer ambiente.
A composição das duas modalidades em termos de estrutura é bem similar, com a diferença que nos Quadros Vivos existe a moldura, o ponto superior para fazer o abastecimento e o ponto inferior, para fazer o recolhimento do excesso de água.
Os dois modelos são fixados na parede, porém, há a possibilidade de utilizar o quadro vivo como objeto de decoração apoiado em algum móvel.
Tanto o quadro vivo, quanto o jardim vertical podem ser utilizados em espaços internos e externos.
Outra diferença importante é que os Jardins Verticais possuem irrigação automática e devem ser executados em ambientes que possuem dois pré-requisitos: ponto de entrada e saída da água (torneira e ralo, por exemplo).
Como cuidar dos Quadros Vivos?
Assim como as plantas convencionais, as verdinhas dos quadros vivos também necessitam de seus cuidados para permanecerem com saúde e boa aparência.
Entre os principais cuidados estão:
- regas diárias ou dias alternadas, dependendo das características do seu ambiente;
- podas periodicamente.
Viu como é super fácil de manter? É só prestar atenção na saúde das plantinhas e efetuar esses cuidados periodicamente que você terá suas plantas fortes e belas!
Inspirações
Separamos para você se inspirar, alguns dos projetos elaborados pela 180 Engenharia. Confira!
Os quadros vivos são perfeitos para quem procura a união da natureza com a decoração de interiores, e, além de embelezar qualquer ambiente, também garante vários benefícios para a sua saúde e o ecossistema.
Sendo assim, além de embelezar a sua casa, você também estará colaborando com o meio ambiente ao optar pelo quadro vivo na sua decoração!
Gostou dessa técnica e ficou interessado em saber mais? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!
Leia mais artigos:
- Jardim vertical: muito além da estética! Conheça os benefícios
- 10 vantagens de ter um jardim vertical em casa
- Como fazer um Jardim Vertical Natural?
Assista os nossos vídeos