Descubra qual é a estrutura para jardim vertical mais ideal para o seu projeto
O jardim vertical é um grande aliado para quem quer dar um toque de natureza em sua casa. Ideal para ambientes internos e externos, a integração de paredes verdes garante uma valorização para a estética de casas, apartamentos ou empresas.
A estruturação de um jardim vertical pode ser feito de diversas formas, sendo possível optar por diferentes tipos de materiais e folhagens. A aplicação dos jardins verticais podem ser feitos em paredes internas ou muros externos, com irrigação automática por gotejamento ou cuidados manuais. Tudo dependerá do espaço, do tamanho e da iluminação.
Para descobrir qual a melhor estrutura para jardim vertical, continue lendo esse conteúdo. Explicaremos tudo para você!
- Como fazer um jardim vertical
- Estruturas para jardins verticais
- Ambientes para instalar um jardim vertical
- Dúvidas sobre jardim vertical
- Vantagens da manta geotêxtil para o Jardim Vertical
Como fazer um jardim vertical
Os jardins verticais vêm cada vez mais conquistando espaço no paisagismo brasileiro. E não é à toa! Criados para amenizar a falta das áreas verdes em espaços urbanos, eles proporcionam benefícios que vão muito além da estética, mas também agregam para o bem-estar das pessoas!
Entre os principais pontos fortes do jardim vertical estão o conforto térmico e a economia da energia elétrica, já que a sua aplicação reduz a necessidade de utilizar ar condicionado ou ventilador.
Além disso, as fachadas verdes externas também podem combater ilhas de calor urbano e revitalizar edifícios. Já as paredes internas têm capacidade de limpar e purificar o ar, retendo compostos orgânicos voláteis, como a fumaça de cigarro, por exemplo.
10 vantagens de ter um jardim vertical em casa.
Depois de conhecer todos esses benefícios que o jardim vertical pode te proporcionar, provavelmente você deve estar com vontade de ter uma parede verde na sua casa ou escritório, não é?
A indicação é que a aplicação de um jardim vertical seja feita por profissionais especialistas, já que eles saberão qual é a estrutura e folhagem indicada para o seu ambiente, e então, fazer a instalação da forma ideal.
Confira abaixo algumas estruturas para jardins verticais.
Estruturas para jardins verticais
Provavelmente você já deve imaginar, que para ocorrer a fixação na posição vertical, o jardim dependerá de uma estrutura e suporte.
A 180 Sustentável Engenharia separou algumas estruturas para jardins verticais que já viraram tendência no mercado do paisagismo brasileiro. Veja suas especificações e detalhes e escolha o seu estilo favorito.
- Blocos cerâmicos: são instalados com uso de argamassa na parede, sem necessidade de impermeabilização e pintura;
- Blocos pré-moldados: feitos de concreto fundido ou socados, são instalados em muros impermeabilizados;
- Prateleiras: econômicas e versáteis, as prateleiras são multifuncionais e podem otimizar espaços com variados tipos de plantas e vasos comuns;
- Sistema modular: são compostos por uma sequência de nichos com encaixes para os vasos;
- Estrutura modular de plástico: é possível para adaptar espaços de diversos tamanhos;
- Treliça: pode ser feita de pvc, bambu ou madeira, e é super fácil de fixar à parede;
- Painéis de fibra de coco: são acompanhados com vasos feitos de fibra de coco, e são ótimos para reter a umidade;
- Garrafas plásticas: a técnica pet é uma ótima solução para resíduos descartáveis, onde é possível reutilizá-los de forma suspensa, amarrada com cordas;
- Quadros verdes: é fixado com buchas e parafusos, sendo ideal para evitar umidade e vazamentos;
- Pallets: estão super em alta por serem baratos e práticos. Proporcionam um ambiente rústico e aconchegante;
- Manta Geotêxtil: garante um maior desempenho em relação à economia do seu projeto, para atender todas as devidas necessidades da sua obra.
Lembre-se: a melhor decoração ocorre quando você utiliza a criatividade e inovação. O jardim vertical oferece uma possibilidade de composições que podem ser únicas e surpreendentes!
Jardim vertical: muito além da estética! Conheça os benefícios.
Inspire-se nos jardins verticais da 180 Sustentável Engenharia:
Dúvidas sobre jardim vertical
Como regar as plantas do jardim vertical?
A instalação de um jardim vertical deve ser feita em conjunto com um sistema de irrigação, que será responsável pela rega das plantas, que é realizado através de um tubo vertical que ramifica-se em canos horizontais com pequenos furtos, onde sairão as gotas de água nas plantas.
Como adubar as plantas do jardim vertical?
Para adubar é preciso colocar os nutrientes na água que é utilizada para regar as plantas, distribuindo o adubo.
O jardim vertical pode ser instalado em qualquer lugar?
Sim! É possível instalar o jardim vertical em estruturas internas ou externas, muros altos ou paredes pequenas. Tudo dependerá das necessidades da planta e estrutura escolhida.
O procedimento de instalação muda de acordo com o ambiente?
Não. As únicas coisas que mudam no procedimento são os materiais e plantas escolhidos.
O jardim vertical pode causar infiltração?
As chances do jardim vertical causar infiltração são mínimas. A chapa ecológica e os espaçadores colocados antes dos feltros evitam o contato da parede com a planta.
Quais são as plantas mais adequadas para um jardim vertical?
As plantas devem ser escolhidas de acordo com o ambiente que o jardim será instalado. Porém, as mais utilizadas são: trepadeiras, capins e samambaias.
Preciso de um profissional para instalar um jardim vertical?
Embora muitas pessoas instalem sozinhas, o indicado é sempre contratar um profissional especialista para elaborar um projeto eficiente e personalizado. Quando a instalação é feita sem uma supervisão de um expert, é possível ocorrerem infiltrações e outros problemas. Então é melhor evitar. Não é mesmo?
Qual é a técnica utilizada pela 180 Sustentável Engenharia?
A manta geotêxtil é um material desenvolvido de acordo com padrões internacionais e de alta tecnologia, com certificado ISO 9001, que pode ser utilizado em jardins verticais, sistemas de drenagem, muros de contenção, floreiras, entre outros.
Vantagens da manta geotêxtil para o Jardim Vertical
Compostas com materiais sintéticos e recicláveis, para favorecer o cultivo de plantas e jardins. Outro benefício da manta geotêxtil é a facilidade em sua manutenção e o fácil escoamento de água, evitando o apodrecimento das raízes e poças da água.
Confira as demais vantagens da manta geotêxtil
- Ajuda o crescimento das plantas;
- Protege as plantas de microrganismos nocivos;
- Evita a perda de nutrientes;
- Pode ser aplicada em todos os tipos de superfícies;
- Facilidade de instalação;
- Aumenta a vida útil da estrutura.
180 Sustentável Engenharia
Ficou com vontade de ter um jardim vertical natural e não sabe como fazer? Não se preocupe! Nós somos a melhor solução em jardins verticais de Belo Horizonte! Contamos com um time multidisciplinar de engenheiros e paisagistas que são APAIXONADOS pela natureza e inovação.
O nosso propósito é te proporcionar um contato maior com a natureza, através das paredes verdes, que vão muito além do que um produto decorativo, mas que são capazes de te garantir um maior conforto e bem-estar.
Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!
Leia mais artigos:
- Jardim vertical: muito além da estética! Conheça os benefícios
- 10 vantagens de ter um jardim vertical em casa
- Como fazer um Jardim Vertical Natural?
Assista os nossos vídeos