Como fazer um Jardim Vertical Natural?

Como já diz o nome, o jardim vertical natural é uma técnica que utiliza plantas naturais e pode ser instalado em ambientes fechados ou abertos.

Anteriormente já escrevemos sobre diversas vantagens de optar por um jardim vertical na sua casa ou no seu escritório. A integração do verde em ambientes que não possuem muito espaço para plantar jardins no solo, agrega uma estética mais saudável, gerando efeitos psicológicos positivos. Dentre todas as espécies, diversos paisagistas indicam mais o jardim vertical natural, por ser considerada uma técnica mais moderna e apresenta muito mais benefícios em relação às outras. 

Quer conhecer mais sobre o jardim vertical natural e entender como fazer um na sua casa ou apartamento? Então continue lendo esse texto e entenda tudo sobre o assunto!

O que é um jardim vertical natural?

Também conhecido como parede verde, muro verde ou parede verde, o jardim vertical natural é instalado com plantas naturais de diversas espécies, em paredes ou muros, em ambientes internos ou externos. 

Atualmente a técnica do jardim vertical natural vem sendo super utilizada mundialmente, em construções de grande porte e fachadas de prédios que contam com propostas mais sustentáveis, já que as paredes verdes garantem uma iluminação natural e um maior isolamento acústico.

Extremamente versátil e moderno, o jardim vertical natural tem como proposta dar um toque de sustentabilidade através de vegetações em estruturas que não contém jardins plantados em terrenos.

Benefícios do jardim vertical natural

Se você quer dar um up no design da sua casa, o jardim vertical natural será o seu maior aliado. Aquela história de que quem tem uma casa pequena não tem lugar para plantas é um mito… Os muros verdes podem ser plantados dentro ou fora de casa, de forma suspensa, sem precisar de vasos.

Saiba porque os jardins verticais naturais são as melhores opções para se escolher:

  • Reduzem o risco de infiltração em paredes;
  • Filtram a poluição do ar;
  • Proporciona uma barreira acústica;
  • Causam sensação de bem estar e tranquilidade;
  • Equilibra a temperatura do ambiente;
  • Garante uma beleza natural ao ambiente.

Com a 180° Sustentável Engenharia você pode ter o seu jardim vertical natural feito sob medida, de acordo com a sua preferência, desenvolvido por profissionais altamente qualificados, considerados referência no mercado de jardins verticais em BH.

Plantas para utilizar no jardim vertical natural

Você sabia que é possível utilizar diversas plantas no seu jardim vertical natural? É isso mesmo! Já falamos acima como as paredes verdes são super versáteis. Além da possibilidade de instalar em vários tipos de ambientes, também é possível escolher a planta para o seu jardim. Incrível, não é?!

Vale destacar que a escolha da planta deve se adequar ao ambiente que será instalado o jardim vertical

Confira algumas dicas de plantas que podem ser utilizadas no seu jardim vertical e quais são suas principais particularidades:

Samambaias

Consideradas as “queridinhas” dos jardins verticais, as samambaias causam um aspecto mais tropical por seu efeito volumoso, é mais utilizada em ambientes internos, sem sombra ou com meia sombra.

Fonte: Freepik

Flor-batom

A bela e delicada flor-batom é uma ótima escolha para ambientes iluminados, que batem mais sol. 

Fonte: eColheitas

Chifre-de-veado

É uma espécie de samambaia, porém conta com um formato mais robusto. Essa planta pode ser cultivada em ambientes com bastante umidade e meia sombra.

Fonte: Batata Doceira

Barba-de-serpente

Sendo uma planta extremamente versátil, a barba-de-serpente tem fácil adaptação em diferentes ambientes que contam com luz direta ou indireta.

Fonte: Hm Jardins

Vriésia

Integrante da família das bromélias, a vriésia também é o “must have” em jardins verticais justamente bela beleza de suas folhas robustas e flores coloridas. Elas se adaptam super bem em locais semi-sombreados.

Fonte: Notícias de Jardim

Singônio

Super comum em praças públicas, essa planta é uma ótima escolha por sua resistência ao sol e sombra.

Fonte: Faz Fácil

Antúrio

Uma das plantas mais famosas do Brasil, o antúrio é muito utilizado em ambientes externos com sombra. Também é muito decorativo por sua cor mais quente.

Fonte: A Senhora do Monte

Liríope

A liríope é muito utilizada na forração das paredes verdes e é ideal para ambientes com sol ou meia sombra.

Fonte: Faz Fácil

Jibóia

Também é uma das plantas mais comuns nos jardins verticais, justamente por se adequar a diferentes tipos de iluminação, além de possuir uma fácil manutenção.

Fonte: Flores e Folhagens

Colar-de-pérolas

Com um toque elegante e delicado, o colar-de-pérolas se adapta facilmente à temperatura, seja mais fria ou quente.

Fonte: Folhas e Folhagens

Ripsális

Também conhecido como Cacto Macarrão, essa planta pode ser cultivada em ambientes semi-sombreados e pode compor um belo jardim vertical por suas plantas pendentes super harmoniosas.

Fonte: Dicas Online

Aspargo-rabo-de-gato

Por suas folhas bem decorativas, o aspargo-rabo-de-galo se desenvolve bem em locais com sol ou meia-sombra.

Fonte: Faz Fácil

Lambari-roxo

Suas belas folhas são perfeitas para uma composição de jardim vertical. São ótimas para ambientes com sombra ou meia-sombra.

Fonte: Orquídeas no Ape

Hera-inglesa

A hera-inglesa é bem conhecida no paisagismo para revestimento de muros e paredes. Ao combinar a hera-inglesa com outras folhagens, seu jardim ficará ainda mais elegante e despojado.

Fonte: Sítio da Mata

Véu-de-noiva

Com suas folhas finas e delicadas, o véu-da-noiva é excelente para ambientes internos e garante um efeito mais volumoso nas partes já que elas crescem e se entrelaçam rapidamente.

Fonte: Minhas Plantas

Existem muitas outras plantas que podem ser utilizadas em seu jardim vertical. Basta escolher o local para plantá-las, identificar as características do ambiente, como a iluminação e temperatura, e pronto! Assim você poderá ter uma ideia de qual folhagem deve selecionar!

Além disso, também é ideal escolher tipos de plantas que não perdem suas folhas de acordo com a estação, já que o seu jardim deve ser durável o ano inteiro.

Como fazer um jardim vertical natural?

É possível plantar seu jardim vertical de várias formas. Uns dos materiais mais utilizados como suportes das plantas são as placas modulares e os vasos cerâmicos

Existem alguns cuidados básicos para a plantação, principalmente quando se trata de irrigação, que deve ser feita de acordo com as necessidades da planta. A adubação natural é a mais indicada, e se possível, evite o uso de produtos químicos.

Os jardins verticais também podem ser feitos em outras estruturas que variam de tamanho e orçamento, como: 

  • Blocos de cerâmica: é necessário o uso de argamassa e impermeabilização da pintura durante a instalação.
  • Blocos pré-moldados: podem ser instalados em muros impermeabilizados ou até mesmo ser utilizados de forma suspensa. 
  • Treliças e vasos: são fáceis de montar, possibilitando um fácil manuseio, onde você poderá fazer a instalação de forma personalizada, de acordo com a sua preferência.
  • Estrutura modular de plástico: pode ser instalada em vários tipos de superfícies, onde o jardim ficará mais original e versátil.

Nós, da 180° Sustentável Engenharia utilizamos as mantas de geotêxtil, uma técnica que possibilita o crescimento das plantas e suas raízes de maneira mais natural, além de ser altamente drenante. 

Fonte: Projeto Autoral.

Já deu para perceber que existem muitas possibilidades para um jardim vertical, não é? E por isso, pode até parecer muito fácil de fazer. Porém, vale destacar que existem certas técnicas e cuidados importantes para a instalação das plantas, que podem impactar em sua longevidade e saúde. Afinal, ninguém aqui quer que elas apodreçam e sequem, não é mesmo?

Além disso, jardins verticais mal feitos trazem um efeito reverso aos benefícios, gerando fortes odores por consequência ao apodrecimento das folhagens.

É por esse motivo que existem empresas especializadas em paisagismo vertical para fazer projetos personalizados, de acordo com cada estrutura, indicando qual é a planta mais apropriada para o ambiente.

180° Sustentável Engenharia: jardins verticais e soluções sustentáveis

Ficou com vontade de ter um jardim vertical natural e não sabe como fazer? Não se preocupe! Nós somos a melhor solução em jardins verticais de Belo Horizonte! Contamos com um time multidisciplinar de engenheiros e paisagistas que são APAIXONADOS pela natureza e inovação.

O nosso propósito é te proporcionar um contato maior com a natureza, através das paredes verdes, que vão muito além do que um produto decorativo, mas que são capazes de te garantir um maior conforto e bem-estar.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco via WhatsApp e solicite agora um orçamento! Será um prazer lhe atender!

Leia mais artigos:

Assista os nossos vídeos